Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA ESCOLA ANNA ELISA SOBREIRA
Leonardo Sousa da Silva

Última alteração: 2014-12-29

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa que está sendo realizada com professores do Ensino Fundamental no Município de Alagoa Grande-PB, onde estão sendo observadas as práticas pedagógicas de cada docente, com o intuito de identificar ações que revelem o cumprimento do proposto pela Lei 10.639/03 ou não. Serão por meio dessas observações analisados a maneira como professores (as) da Escola Anna Elisa Sobreira se comportam frente a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Para a realização da pesquisa está sendo utilizado um questionário junto aos professores, no qual os mesmos responderão questões sobre as suas práticas de ensino. Também será observado o espaço físico da escola na busca de materiais e/ou instrumentos que após analisados, levem a concluir concordâncias ou incoerências no que se refere aos discursos apresentados durante a aplicação do questionário. Ao término da pesquisa se elaborará uma cartilha por meio da qual os educadores poderão perceber como melhorar suas ações no que se refere ao cumprimento da Lei 10.639/003, sugerindo inclusive maneiras de como se trabalhar o que obriga a Lei em todas as áreas do conhecimento com o propósito de desmistificar os relatos sobre a ideia de uma impossibilidade de se trabalhar tais conteúdos por motivo de incompatibilidade. Nas reflexões realizadas até o presente momento da pesquisa, são perceptíveis que poucos esforços são feitos pelos professores para a implementação da Lei 10.639/03, é vista como obrigatoriedade e por esse motivo é recebida com repúdio. Como resultado disso alguns professores (as) desconhecem os subsídios que chegam a escola, na maioria das vezes os materiais didáticos são ignorados, o que faz com que os educadores realizem apenas reflexões sobre temas isolados não dando prioridade a temática étnicor-racial. Logo, é possível encontrar ações discriminatórias por parte dos professores ao tratarem de modo diferente alunos brancos e negros, privilegiando os de etnia branca e naturalizando essa situação através de seu discurso e ações em sala.

Palavras-chave: Lei 10.639//03. Ensino. Escola Ana Eliza Sobreira.

Texto completo: PDF