Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÕES ÉTNICOR-RACIAIS NA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA ESCOLA CANDIDO RÉGIS DE BRITO – ALAGOA GRANDE-PB
Luís Carlos Oliveira Silva, Waldeci Ferreira Chagas

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


Este trabalho é parte da pesquisa intitulada: Práticas Pedagógicas de Professores(as) na Perspectiva da Educação para as Relações Etnicorracias em Escolas deEducação Básica – Paraíba: 20003/2013. Nele discutimos os primeiros contatos comprofessores (as) da Escola Candido Régis de Brito, localizada na comunidade negra deZumbi, na cidade de Alagoa Grande-PB, e fazemos algumas incursões com relação as suas práticas pedagógicas com os conteúdos de história e cultura afro-brasileira na sala de aula. Para tanto, estamos observando as práticas dos professores (as) e aplicando o questionário. Além disso, discutimos neste trabalho alguns autores como Anhorn (2000), Conceição (2006) e Gomes (2013) que debatem o tema das relações étnicorraciais nas escolas, visto que muitas ideias expostas por estes autores já se assemelham em muito as nossas reflexões. Dentro das ideias expostas se discute a diversidade, a multiculturalidade, a interdisciplinaridade e a aplicação da lei 10.639/03 que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na escola da educação básica.

Palavras-chave: Lei 10.639//03. Ensino. Escola Cândido Régis


Texto completo: PDF