Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA: CONSTRUINDO RELEITURAS DO PASSADO, CONTRA A DESTRUIÇÃO DA MEMÓRIA
Alianna Batista da Silva, Patrícia Cristina de Aragão Araújo

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


Dentre as marcas historiográficas deixadas pelas práticas repressivas do golpe civil- militar que aconteceu no Brasil no ano de 1964, temos como principal instrumento a memória coletiva para se compreender as tradições e as recordações que por volta de 50 anos estão atreladas na nossa identidade cultural, buscando na memória silenciada da sociedade expiações para construir releituras da nossa história. Ao se pensar na preservação da memória através do ensino de História, que vem atuando como fundamental nesse processo de despertar os lugares da memória, ao abrir leques para as leituras deixadas nas marcas do passado, o ensino de História contribui nas inquietações das memórias que vem sendo silenciadas provocando outras possibilidades de como entender o espaço e o tempo que vem sendo preservado na memória coletiva atual.

Palavras-chave: Ensino de história. Memória. Esquecimento.


Texto completo: PDF