Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
SOB UM JOGO DE LUZ E SOMBRA: O ENSINO DE HISTÓRIA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GASTÃO GUIMARÃES DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA
Dulcinea Cerqueira Coutinho Barros

Última alteração: 2014-12-29

Resumo

Proponho apresentar os resultados preliminares da pesquisa que atualmente desenvolvo no Mestrado em História da Universidade Estadual de Feira de Santana sobre a educação histórica posta em prática pelo Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG) nos anos da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985. Utilizando como fontes documentais as memórias de ex-professores e ex-alunos, documentos escolares e a legislação educacional formulada e aplicada no período, buscamos demonstrar como os saberes e práticas do ensino de História desenvolvidos por esta escola de formação de professores, situada em Feira de Santana, cidade do interior da Bahia, estiveram atravessadas pelo ideário, memória e normatizações forjadas pelos setores que encabeçaram a ditadura então instalada no País.

Palavras-chave: Ensino de História. Ditadura Militar. IEGG.

Texto completo: PDF