Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
POR MÃOS FEMININAS: REFLEXÕES SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO
Francisca Pereira Araújo

Última alteração: 2014-12-29

Resumo

Com este estudo, apresentamos uma reflexão sobre as operárias de fábricas de fiação no recorte temporal compreendido entre 1960 e 1980 na cidade de Campina Grande. No decorrer de nossa pesquisa, se torna relevante refletir sobre a importância da educação escolarizada na trajetória dessas mulheres. Como procedimento metodológico, utilizamos relatos orais de mulheres idosas que nos falaram sobre as suas vivências no mundo do trabalho urbano, suas experiências trabalhistas e educacionais.  Apesar de estarmos iniciando nossa pesquisa sobre trabalho feminino, percebemos que a falta de educação escolarizada trouxe como consequência para a vida dessas mulheres a impossibilidade de crescimento econômico e de acesso a cargos melhores remunerados.

Palavras-chave: Trabalho. Educação. fábricas de fiação.

Texto completo: PDF