Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte: 
A NOSSA CIVILIZAÇÃO É UM EDIFÍCIO ERGUIDO NA AREIA: DIÁLOGOS SOBRE A CULTURA MATERIAL ESCOLAR NA CIDADE DA PARAÍBA DO NORTE (1822-1889)
Maday de Souza Morais

Última alteração: 2014-12-29

Resumo


Através do estudo intitulado “Artefatos escolares e espaços sociais do saber na província da Paraíba do Norte Oitocentista: diálogos acerca da Cultura Material Escolar”, encontra-se baseado este trabalho. Compreendemos a cultura material escolar como conceito, constituinte e orientador, que nos leva as diversas leituras acerca das práticas escolares em amplitudes e limites nas bases econômicas, políticas, sociais e culturais. E para esta produção aborda-se o mapeamento realizado através de questões como: os locais destinados às aulas e a salubridade; os artefatos e os métodos escolares; a conduta dos professores e o controle disciplinar; entre outras. Estas questões foram dialogadas a partir de fontes oficiais como os relatórios (dos presidentes de província e diretores da instrução pública), os regulamentos e as leis.

Palavras-chave: Cultura material. Parahyba do Norte. Escola.


Texto completo: PDF