Portal de Conferências do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, XVI Encontro Estadual de História (v. 16, n. 1, 2014)

Tamanho da fonte:
CARTOGRAFIAS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - UMA HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR EM PATOS-PB
Daniela Medeiros da Silva

Última alteração: 2014-12-29

Resumo

Este trabalho trata sobre a História da Educação Superior em Patos - PB implicando sob os aspectos relevantes do contexto educacional, político, econômico e social atrelada a pesquisa científica e suas relações históricas com o papel da educação na formação intelectual de uma cidade a partir dos anos 1960 até os dias atuais, em  plena Ditadura Militar, envolvendo a memória local e de seus indivíduos que  ativamente participaram e contribuíram para a historiografia da educação brasileira  e paraibana.Com isso esta pesquisa pretende trabalhar a História da Educação, no que  diz respeito as representações que teceram a educação de ensino superior em Patos –  PB, devido hoje a cidade ter quatro instituições de ensino superior – na modalidade  presencial – que são: Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Universidade  Estadual da Paraíba – UEPB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da  Paraíba – IFPB, e a Fundação Francisco Mascarenhas –FFM, hoje  Faculdades Integradas  de Patos – FIP, que fora pioneira nesse processo de institucionalização do ensino  superior na cidade, assim como frutos das tramas institucionais que envolveram a  implantação e implementação do ensino superior, como a participação e contribuição  de José Gomes Alves. Assim a Fundação Francisco Mascarenhas emerge no contexto brasileiro marcado por profundas transformações políticas do Governo Militar e  assim, a educação brasileira se tornava alvo de políticas públicas gerenciadas pelos  militares, principalmente para promover a abertura de novas instituições de ensino superior. Dessa forma a Fundação Francisco Mascarenhas é criada com a responsabilidade social de profissionalizar mão de obra, principalmente da cidade de Patos – PB e regiões circunvizinhas, estando atenta em atender as preocupações do Ministério da Educação e de seu fundador José Gomes Alves em formar profissionais para o mercado de trabalho, e também evitar a expansão de desempregados sem qualificação no país.

Palavras-chave: Ensino Superior. Patos. FFM.

Texto completo: PDF