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Candidaturas

por ACI publicado 24/05/2016 09h41, última modificação 04/02/2020 13h12
Informações gerais

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Temos muito prazer em receber alunos estrangeiros na UFPB. Recomendamos que o interessado em se submeter à candidatura a um período de mobilidade na UFPB leia atentamente todo o conteúdo dos sublinks relacionados a "Incoming Students", o que deverá solucionar a maioria das dúvidas com relação a esse processo. Caso alguma dúvida persista, não hesite em encaminhá-la a aos cuidados de Wellington Guimarães.

A ACI lida mais diretamente com o processo de acolhimento de alunos de graduação. Caso você seja um candidato de pós-graduação, consulte-nos sobre o processo. Para entender melhor como funciona a pós-graduação na UFPB, clique aqui.

Importante: Candidato a práticas/internato em Medicina, clique aqui!

 

As datas para o semestre 2020.1 são as seguintes (a serem confirmadas):

Início das aulas: 23 de abril, 2020.
Término das aulas: 22 de agosto de 2020.
Exames finais (somente para alunos que não alcançarem a média final 7,0 nas avaliações aplicadas/feitas durante o semestre): 24 a 28 de agosto de 2020.

Data limite de candidatura para o semestre 2020.1: 03 de fevereiro de 2020.

As datas para o semestre 2020.2 são as seguintes (a serem confirmadas):

Início das aulas: 10 de setembro, 2020.

Recesso de final de ano: de 17 de dezembro de 2020 a 30 de janeiro de 2021.
As aulas são reiniciadas: 01 de fevereiro de 2021.
Término das aulas: 02 de março de 2021.
Exames finais (somente para alunos que não alcançarem a média final 7,0 nas avaliações aplicadas/feitas durante o semestre): 24 de fevereiro a 02 de março de 2021.

Data limite de candidatura para o semestre 2020.2: 17 de julho de 2020.

Documentos necessários:

Abaixo você encontra a documentação necessária para formalizar uma candidatura de graduação à UFPB, a qual deve ser enviada somente por e-mail para Não é necessário enviar a documentação de candidatura por correio postal.

1.  Formulário de candidatura. Clique aqui para obter a versão atualizada em 20 de janeiro de 2020.
Obs.: preenchido no computador, digitado, em formato .doc; não enviar PDF;
2. Declaração comprovando que o aluno encontra-se regularmente matriculado na Universidade de origem.
Obs.: devidamente assinado e carimbado pelo setor responsável pela emissão.
3. Histórico Escolar atualizado.
Obs.: devidamente assinado e carimbado pelo setor responsável pela emissão.
4. Carta de nomeação da universidade de origem.
Obs.: emitida pelo setor de relações internacionais.
5. Plano de Estudos aprovado pela Universidade de origem.
Obs.: assinado pela Coordenação Acadêmica -- e também pela Coordenação Institucional, se for o caso.
6. Carta de Motivação emitida pelo próprio aluno.
Obs.: Em português.
7. Cópia do passaporte
Obs.: em formato PDF, colorido, 300 dpi.
8. (para alunos não lusófonosCertificado, ou documento equivalente, de proficiência em língua portuguesa nível intermediário (B1 CEFR — Quadro Europeu de Referência para Línguas). 
Obs.: A partir de Junho de 2014, qualquer Certificado ou Declaração emitida por examinador/professor qualificado de Língua Portuguesa servirá como comprovação de Proficiência Linguística. Entretanto, é de total responsabilidade do aluno corresponder ao nível linguístico declarado na declaração que venha a apresentar,  além de ser capaz de seguir as disciplinas em Português. 
9. Seguro-saúde*
Obs.: A apólice poderá ser apresentada pelo estudante, mais tardar, na sua primeira visita ao escritório de Relações Internacionais da UFPB.

* Estudantes portugueses poderão se beneficiar do Acordo BRASIL-PORTUGAL de Previdência Social com direito à Assistência Médica em caso de residência temporária ou definitiva em outro país, devendo, para tanto, se dirigir ao escritório de representação do Ministério da Saúde da sua cidade, ou da capital, para se cadastrar no referido Programa de Assistência, apresentando a documentação e procedimentos exigidos.

Importante! De acordo com os termos do Acordo de Cooperação Acadêmica, os alunos devem contratar um seguro de saúde/viagem internacional. Recomendamos cobertura para evacuação, repatriação e transporte de corpo, além da cobertura de saúde/acidentes, incluindo danos (físicos e materiais) causados a terceiros.

Importante! Para evitar inconvenientes, certifique-se de que todos os documentos exigidos foram juntados — no formato indicado — antes de enviar. Caso haja documento(s) faltando, a candidatura poderá não ser processada. Clique aqui para ter acesso a um checklist dos documentos, para que você não se esqueça de nada antes de nos enviar o pacote de documentos.