A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro –
@SMPDRIO divulgou importante ação inclusiva a ser implementada na votação do atual processo eleitoral:
O TRE-RJ, em parceria com a SMPDRio, vai disponibilizar pranchas de Comunicação Alternativa que demonstram, de forma fácil e didática, as etapas do processo de votação. A prancha vai beneficiar mais de 1,2 milhão de eleitores com e sem deficiência em mais de 3 mil sessões eleitorais. Além das imagens, a prancha possui um código QR com audiodescrição e Libras. Pessoas com deficiência participaram da equipe que desenvolveu o projeto atuando em todas as suas fases, para atender as diversas demandas de acessibilidade comunicacional. Divulgue e consulte a prancha para se preparar para votar.
#PraCegoVer: Imagem de fundo azul e letras brancas com o título Eleições Mais Acessíveis. No texto, o resumo da descrição. No final, o texto arraste para o lado, leva para o segundo
card, que contém a imagem da prancha de Comunicação Alternativa. É um cartaz na posição horizontal que contém 20 quadrados de fundo amarelo dispostos em 4 linhas e 5 colunas. Em cada um deles, imagens (pictogramas) com orientações de toda a sequência de ações de um eleitor, desde a entrada na sala, da votação propriamente dita até a saída.
A referida
prancha de comunicação alternativa, proveniente dessa iniciativa ímpar da
SMPDRio -que também fez valer a máxima “
Nada sobre nós, sem nós“- apresenta a possibilidade de ser replicada em outros municípios brasileiros por meio de seus Tribunais Regionais Eleitorais, inclusive (melhor) acolhendo no processo eleitoral pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA (que podem ficar impedidas de falar por motivos diversos).
————————————————————————————————-
Nota do Coletivo Autista da UFPB: autistas que não votam no município do Rio de Janeiro podem baixar o arquivo da prancha de comunicação em questão para obterem mais suporte na votação que acontecerá a partir de 06 de outubro de 2024.
————————————————————————————————-