O conteúdo a seguir foi adaptado para Linguagem Simples com a ajuda da inteligência artificial GRALHA, de Márcia Ditzel Goulart.
O grupo de WhatsApp do Coletivo Autista da UFPB (CAU) foi criado no dia 13 de março de 2023.
A identidade visual (logotipo) foi feita por Noberta Doia Guedes, estudante do curso de Biblioteconomia da UFPB.
O grupo funciona somente de forma virtual, porque ainda não temos um espaço físico na UFPB — seja uma sala de autorregulação ou espaço de estudos na Biblioteca Central adaptado para autistas.
O principal objetivo do nosso grupo de WhatsApp é ser um lugar onde autistas da UFPB possam se expressar livremente.
Buscamos trocar experiências e compartilhar informações sobre autismo na vida adulta, contribuindo para a melhoria do nosso bem-estar biopsicossocial dentro e fora da universidade.
Atualmente, o grupo tem 28 autistas.
Quatro membros são de fora da UFPB.
No momento, não há atividades de voluntariado em andamento.
Porém, profissionais de várias áreas podem oferecer serviços gratuitos, relacionados ou não à saúde, como terapias presenciais ou online e disseminação das notícias do website do CAU em mídias como o Instagram.
Quem quiser colaborar pode enviar mensagem para: 📧 coletivoautistaufpb@gmail.com.
É doutor em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia/CCHLA UFPB.
Foi recentemente graduada no curso de Licenciatura em Teatro – DAC/CCTA/UFPB.
É servidora pública federal do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª região, membro eleito do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão e de Atenção à Pessoa Idosa do regional, ativista no Momento de Luta pela implementação dos direitos das pessoas com deficiência há mais de 20 anos.
É vice-presidente da Comissão de Estudos e Defesa dos Direitos dos Autistas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraíba (OAB/PB).
Tem matrícula atualmente trancada no curso de Comunicação em Mídias Digitais (UFPB).
Se você é autista e tem vínculo ativo com a UFPB, pode entrar em contato com o CAU: