O Estado da Paraíba criou uma nova forma de atendimento prioritário em órgãos públicos estaduais.
A Lei nº 14.368, de 22 de abril de 2026, de autoria do deputado Tovar Correia Lima, institui a fila prioritária virtual.
Essa medida permite que algumas pessoas agendem o atendimento presencial com horário marcado.
Você pode usar o sistema se for:
O atendimento poderá ser agendado por:
Você escolhe o horário antes de ir ao órgão público.
📌 No dia marcado, você deve ser atendido no horário agendado.
📌 Você não precisa enfrentar filas presenciais.
O governo pode integrar o sistema com:
Isso facilita a identificação de quem tem direito ao atendimento prioritário.
Os órgãos públicos devem:
A lei busca garantir que todas as pessoas possam usar o sistema, mesmo sem internet.
A lei já está em vigor desde a sua publicação.
O Poder Executivo tem até 90 dias para regulamentar como o sistema vai funcionar na prática.
A fila prioritária virtual:
Para pessoas autistas, isso pode significar menos sobrecarga sensorial e mais previsibilidade no atendimento.
O presente conteúdo foi amplamente elaborado em Linguagem Simples por GRALHA, inteligência artificial criada por Marcia Ditzel Goulart, com base na Lei nº 14.368, de 22 de abril de 2026.
Se você é professor(a) autista -da rede pública ou privada- e deseja participar de um grupo de WhatsApp para troca de experiências, entre em contato!