O PDI e o Curso de Ciência de Dados para Negócios
APRESENTAÇÃO
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o principal instrumento de planejamento estratégico das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Previsto pelo Decreto nº 9.235/2017, pela Instrução Normativa nº 24/2020 e orientado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o PDI reúne diretrizes, objetivos, indicadores e metas que norteiam a gestão acadêmica, administrativa e financeira da universidade em um período de cinco anos.
No caso da UFPB, o PDI 2024–2028 consolida a identidade institucional da universidade (missão, visão e valores), define a cadeia de valor público, apresenta o mapa estratégico e estabelece objetivos alinhados ao Plano Nacional de Educação e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Além disso, incorpora políticas de ensino, pesquisa, extensão, inovação, assistência estudantil, sustentabilidade e gestão institucional, funcionando como referência obrigatória para a avaliação institucional e para a formulação das políticas acadêmicas
IMPORTÂNCIA DO PDI PARA A INSTITUIÇÃO
A relevância do PDI decorre de três aspectos centrais:
- Planejamento e gestão – organiza prioridades institucionais, direciona investimentos e orienta a alocação de recursos.
- Avaliação e regulação – é documento obrigatório em processos de credenciamento e recredenciamento da instituição, além de subsidiar avaliações de cursos e indicadores de qualidade.
- Identidade e coerência – fortalece a missão e a visão da universidade, garantindo que todas as suas ações estejam conectadas a um projeto estratégico de desenvolvimento institucional.
Assim, o PDI é não apenas um requisito normativo, mas um instrumento de governança universitária, indispensável para assegurar a qualidade da educação superior e a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
RELAÇÃO COM CDN
O PPC do CDN estabelece como objetivo formar profissionais capazes de atuar em todas as etapas do ciclo de dados aplicado à gestão de negócios: da formulação de problemas, coleta, análise e visualização, até a implantação de soluções orientadas por evidências. Este perfil dialoga diretamente com o PDI, que valoriza a inovação tecnológica, a interdisciplinaridade e a produção de conhecimento com impacto social e econômico.
Além disso, o curso contempla:
- Indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, princípio estruturante do PDI;
- Integração com os ODS e com o desenvolvimento sustentável, conforme previsto no planejamento estratégico da universidade;
- Ênfase em inclusão, democratização do acesso e formação cidadã, valores reafirmados no processo participativo de construção do PDI.
Portanto, embora o PPC tenha sido concebido antes da aprovação final do novo plano, sua estrutura curricular, metodologias de ensino e foco em competências inovadoras estão em plena sintonia com a missão institucional da UFPB para o ciclo 2024–2028. O curso se alinha, assim, ao projeto maior da universidade, consolidando sua relevância acadêmica e social.
