1º dia do nosso fórum

Após o credenciamento, realizou-se a apresentação cultural do grupo “Baticumlata”, uma banda composta por membros da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR). O projeto se destaca pela confecção dos instrumentos musicais a partir de materiais provenientes da coleta de resíduos realizada no município de João Pessoa, constituindo um exemplo concreto de como a sustentabilidade pode ser incorporada às expressões artísticas e culturais.
De acordo com o coordenador do grupo, Jairo Gomes, o diferencial do Baticumlata é a utilização de materiais reciclados como instrumentos musicais. “Fazemos o som a partir da reciclagem. Nós utilizamos, basicamente, sucata. São materiais como tonéis de ferro, restos de máquina de lavar e cilindro de gás de refrigerante, por exemplo, além de bombonas de plástico.”
Mesa de honra
Em seguida, ocorreu a abertura oficial do fórum, acompanhada da composição da mesa de honra. Estiveram presentes a magnífica reitora da UFPB, professora Terezinha Domiciano; a coordenadora da Comissão de Gestão Ambiental, professora Elisângela Rocha; a pró-reitora de Extensão, professora Bernardina Freire; além de diretores e representantes dos campus II, III e IV

Na manhã do 1º dia do fórum, recebemos uma aula de vida, força e alegria. A palestra inaugural, proferida pela professora Paula Frassinete Lins Duarte, que abordou o tema
“A Construção de Políticas Públicas: Ativismo Ambiental e Social”.

A palestrante é docente aposentada da UFPB, bióloga de formação e reconhecida ativista ambiental. Entre os anos de 2005 e 2008, exerceu mandato como vereadora no município de João Pessoa e foi sócia-fundadora da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN)
Plantio Simbólico
Finalizando o primeiro turno do evento, foi realizado um plantio simbólico de uma muda da espécie Eugenia stipitata, conhecida popularmente como araçá-boi. O plantio foi realizado ao lado do prédio da superintendência de educação a distância (SEAD)

Equipe de professores e técnicos da CGA

Oficinas
No turno da tarde, foram realizadas três oficinas, todas ministradas por docentes da instituição.

A primeira oficina foi conduzida pela professora Vênia Camelo de Souza, docente do Departamento de Ciências Básicas e Sociais do Campus III, e teve como temática “Sala Verde Itinerante: Ações de Educação Ambiental em Vários Contextos”.
A segunda oficina foi ministrada pelo professor Daniel Duarte Pereira, docente do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais do Campus II, que abordou o tema “ESG no Ambiente Universitário”.
Por fim, a terceira oficina foi ministrada pela professora Cláudia Cunha, docente do Departamento de Química e colaboradora da Comissão de Gestão Ambiental, que apresentou o projeto “Mares sem Plástico”, do qual é coordenadora.
Continua…
