A Comissão de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (CGA – UFPB) foi criada em fevereiro de 2013, através da Portaria de número 427 R/GR, assinada pela Magnífica Reitora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz.
Relatório Geral das Ações 2024
Desde novembro de 2024, a CGA tem como coordenadora da comissão a Professora Elisângela Rocha, que inicia uma fase transformadora com uma gestão renovada e profundamente alinhada aos compromissos da nova gestão da reitoria, as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, empossadas em novembro de 2024 para o mandato 2024-2028.

A CGA tem como finalidade auxiliar a Reitoria da UFPB na promoção e consolidação de uma cultura de sustentabilidade, com base na participação democrática, no acesso à informação ambiental e na articulação de práticas acadêmicas, administrativas e comunitárias.
As iniciativas desenvolvidas pela Comissão estão organizadas em dois eixos estratégicos, que direcionam os esforços coletivos, são eles a “Gestão de Resíduos Sólidos dos Campi” e o “Fomento e Articulação da Agenda Ambiental da CGA”. Nesse contexto a CGA oferece à comunidade universitária os seguintes serviços e programas:
Programa de Coleta Seletiva
Programa de Compostagem
Gestão de Áreas Verdes
Gestão de Resíduos Eletroeletrônicos
Monitoramento do Consumo de Água
Educação Ambiental
A composição atual da CGA está definida nas Portarias 36/2025 e 127/2025, segundo as quais integram a Comissão os seguintes membros:

A comissão é composta por professores e técnicos da Universidade, alunos bolsistas e voluntários. Atualmente está subordinada ao Gabinete da Reitoria e suas atividades contemplam programas ou campos de atuação relacionados à sustentabilidade dos nossos campus, dentre eles: Coleta Seletiva; Compostagem; Gestão de Lâmpadas e Resíduos Eletroeletrônicos; Gestão de Águas; Consumo Consciente; Gestão de áreas verdes e Restauração Florestal e Comunicação.
A CGA, desde o final de 2024, vem buscando contribuir com os princípios de uma universidade pública de qualidade e mais sustentável. Sendo assim, o objetivo central deste projeto extensionista é diagnosticar, planejar e fortalecer as ações de sustentabilidade que estão sendo executadas nas unidades acadêmicas da UFPB, visando a sensibilização ambiental da comunidade acadêmica e uma amplitude das ações da CGA por meio do fomento de parcerias e de uma comunicação institucional mais interativa e sustentável.
Última atualização: sexta-feira, 7 de novembro de 2025