Projeto de Resíduos Químicos Busca Práticas de Armazenamento e Descarte

terça-feira, 2 de abril de 2019
atualizado em quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Em 2018, projeto conseguiu praticamente extinguir práticas incorretas de armazenamento e descarte pela universidade.

Os resíduos químicos apresentam propriedades em sua composições que são hostis quando descartados no meio ambiente. Por isso, o seu tratamento e seleção desses elementos são de extrema importância para armazenamento e descarte.

O programa de coletas teve inicio no final do ano de 2017, para obter uma organização e controle maior dos laboratórios aderidos e que os mesmos pudessem se responsabilizar pelos seus resíduos, sendo esse plano entregue a cada laboratório separadamente; onde a universidade apresentava um cenário. Devido a esse cenário, o ponto de partida foi a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Químicos (PGRQ), em seguida os alunos da Comissão de Gestão Ambiental do projeto de Resíduos Químicos visitaram os laboratórios da instituição pessoalmente e entregaram o PRGQ para a adesão dos termos preexistentes. 

No ano de 2018, o cenário da universidade melhorou bastante, práticas incorretas de armazenamento e descarte foram praticamente extintas. A quantidade de resíduos coletado no ano de 2018 foi bastante significativa, devido a colaboração e conscientização dos representantes dos laboratórios com o programa de gerenciamento de resíduos.

No primeiro trimestre de 2019 as coletas iniciaram-se no mês de fevereiro e até o momento a quantidade coletada é bastante satisfatória.

A tabela a seguir mostra a quantidade coletadas durante os três anos de programa de coleta dos resíduos químicos na UFPB.