2º dia do nosso fórum

No segundo dia de evento, ocorreu a elaboração dos eixos para a nova Política Ambiental da UFPB. Foram seis eixos de discussão, onde os participantes tiveram a oportunidade de participar e contribuir para a nova Política, os eixos trabalhados foram:
1. Gestão de Resíduos – Inclui a coleta seletiva e compostagem, resíduos da construção civil, resíduos especiais (pilhas, baterias, lâmpadas, óleos etc.), resíduos eletroeletrônicos, resíduos químicos e da saúde. Moderado por Joácio de Araújo Morais Júnior e Fabiano Queiroga da Silva

2. Recursos Naturais e Infraestrutura Sustentável – Abrange a gestão e manejo de áreas verdes, gestão das águas, eficiência energética, uso e ocupação sustentável dos espaços e mobilidade. Moderado por Kenny Rogers da Silva Henriques e Dennis Thadeu Freitas.

3. Educação Ambiental e Cultura Sustentável – Foca em ações de sensibilização, formação, práticas educativas e promoção do consumo consciente, incluindo a avaliação e redução da pegada ecológica. Moderado por Ricardo de Figueiredo Lucena e Gutemberg da Silva Silvino.

4. Saúde e Bem-Estar Ambiental – Considera a saúde ambiental, os impactos da poluição e do descarte inadequado de resíduos sobre a saúde humana e o bem-estar da comunidade acadêmica. Moderado por Francisco Júnior Macedo de Castro e Lourival Gomes da Silva Júnior.

5. Gestão Documental e Digital Sustentável – Trata da preservação e gestão documental em suporte digital, otimizando processos administrativos e reduzindo impactos ambientais. Moderado por Daniel Péricles Santos Canuto e Kissia Danielly de Souza Nunes

6. Governança e Participação – Integra a articulação institucional, a corresponsabilidade da comunidade universitária e os mecanismos de monitoramento, avaliação e atualização da política ambiental. Moderado por Rafaele Brito da Silva e Ramailda Batista de Sousa.

Finalizada as discussões de cada eixo temático, as propostas foram levadas à plenária final, composta por participantes de todos os eixos. Nesta plenária, as propostas elaboradas pelas equipes e seus moderadores foram discutidas entre todos os presentes, onde foram feitas alterações e novas propostas a serem adicionadas em cada template elaborado grupo de trabalho.

Ao reunir gestores, pesquisadores, estudantes, técnicos e parceiros externos, o Fórum pretende consolidar um diagnóstico atualizado sobre a política ambiental da UFPB, bem como projetar novas metas e estratégias que ampliem o impacto positivo das ações da universidade na promoção de um ambiente acadêmico mais sustentável, integrado e socialmente responsável.

Nossso fórum cumpriu o propósito de dar a partida à elaboração coletiva de propostas para cada eixo temático, as quais servirão como base para a atualização da Política Ambiental da UFPB. Dessa forma, o Fórum se consolida como um espaço participativo e colaborativo, garantindo que as diretrizes e metas institucionais reflitam as necessidades, as ideias e o compromisso de toda a comunidade acadêmica com um futuro mais sustentável.
