
A UFPB, com seus diversos campi, abriga uma variedade de espécies arbóreas. Em João Pessoa (Campus I) temos vários fragmentos de mata conservados dentro de nossa universidade e áreas ainda maiores em outras cidades como Areia, Bananeiras, Mamanguape e Rio Tinto, contribuindo para a diversidade de fauna e flora.

Compete à Comissão de Arborização e Segurança Ambiental:

Nos períodos de chuvas e ventos fortes o cuidado se intensifica. Com o solo úmido, os ventos e o peso dos galhos molhados, as raizes perdem sustentação e, a depender da árvore e sua sanidade, podem ocorrer quedas de galhos e até de árvores inteiras.
Nesses períodos, principalmente, nós da CGA enfatizamos as campanhas de cuidados e conscientização, no campus e nas mídias sociais como o nosso instagram.
Os membros que compõem a comissão de arborização e segurança ambiental da UFPB:
Para conhecer melhor o assunto, existem vários manuais de arborização urbana disponíveis na internet, como o “Manual de Boas Práticas na Arborização Urbana” do CONFEA, o “Manual para Elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana” da Embrapa e manuais municipais específicos, como o Manual de Orientação Técnica da Arborização Urbana de Belém, assim como o da Manual de arborização da Prefeitura de João Pessoa. Esses documentos fornecem diretrizes para o planejamento, plantio e manejo de árvores em cidades, incluindo a escolha de espécies adequadas, as distâncias de segurança de redes elétricas e construções, e cuidados como poda e manutenção.
Última atualização: quarta-feira, 22 de outubro de 2025