Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Notícias Gerais > Biblioteca Central inaugura ponto de coleta de recicláveis
conteúdo

Notícias

Biblioteca Central inaugura ponto de coleta de recicláveis

Local disponibilizado pela direção poderá receber papéis, cartuchos e toners de impressora, pilhas e tampinhas de garrafa

publicado: 04/11/2024 10h01, última modificação: 04/11/2024 10h14

Nesta sexta-feira, 01/11, a Comissão de Gestão Ambiental da UFPB e os projetos parceiros TREE UFPB e Universidade em Ação inauguraram o primeiro ponto de coleta de recicláveis na Biblioteca Central, centralizando papéis, pilhas, tampinhas de garrafa e cartuchos e toners. Esta ação foi articulada pelo bolsista Leonardo Lins que, com o apoio das diretoras Maria José Paiva e Jacqueline Rimá, pode contactar os colegas das outras ações de extensão para viabilizar a implantação. O projeto TREE, coordenado pelos professores Ademar Netto (DEE) e Elisângela Rocha (DECA), trabalha com a gestão de resíduos eletroeletrônicos desde 2018 e contam com a empresa júnior “ECO’s Ambiental”, de Engenharia Ambiental, Biologia e Geografia como parceiro; a CGA atua na centralização, catalogação e logística reversa dos resíduos de impressora há, pelo menos, 8 anos, coordenado desde 2013 pelo professor Joácio Morais (DECA). Já o “Universidade em Ação”, coordenado pela professora Carina Melo (DEMAT), atua na gestão de óleo de cozinha gerado pelas lanchonetes e na coleta de tampinhas de garrafa, para a pesquisa, distribuição e produção de materiais lúdicos.

Para o bolsista, “(…) é muito importante um projeto como este, pois a existência de um ponto de coleta para quatro resíduos faz com que cada aluno e servidor se sinta protagonista na construção do identitário de sustentabilidade da UFPB”. Sr. Barbosa, que preparou o compartimento, reutilizando a caixa em que chegou a máquina de autoatendimento, representa a participação efetiva dos servidores em ações tão importantes.

O coordenador da Comissão, Prof. Joácio enfatizou que “todos estão comentando sobre a degradação ambiental e a preocupação com a preservação com o meio ambiente, mas se faz necessário que passemos a AÇÃO, como por exemplo a implantação de programas para uma correta destinação dos resíduos sólidos”. Falando sobre a gestão da BC, ele complementa: “A iniciativa de Maria José e Jacqueline é uma forma de contribuir socialmente, já que a reciclagem garante a geração de empregos e renda para muitas famílias.”

Para a vice-diretora da Biblioteca Central, Jacqueline Rimá, “é a realização de um sonho, a gente vê a biblioteca como um espaço de diálogo com a comunidade de um modo geral em todas as áreas, leitura, cultura, lazer e também sustentabilidade. (…) Saber que a gente tá contribuindo com práticas de reciclagem, que há um descarte adequado deste material, que vai haver um tratamento disso, contribuindo para a preservação do meio ambiente e, além do mais, saber que a gente poderá ser contemplado com jogos, quando se refere às tampinhas, por exemplo, que nosso espaço de entretenimento poderá ser beneficiado com a realização dessas coletas muito nos anima”.

A CGA parabeniza a todos que fizeram acontecer esta ação tão importante, visto que eleva o padrão de sustentabilidade da instituição e faz com que tais práticas se reverberem não somente para dentro, mas para fora do campus. Isto promove, efetivamente, a educação ambiental, a conscientização e a preservação do meio ambiente.