Comissão visita projeto de esgotamento sanitário no cariri

segunda-feira, 24 de junho de 2024
atualizado em sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Projeto Piloto de Esgotamento Sanitário é desenvolvido em uma parceria entre CAGEPA e gestão municipal

No último dia 20/06, a Comissão de Gestão Ambiental da UFPB, através do Prof. Joácio Morais, pode visitar e conhecer o Projeto Piloto de Esgotamento Sanitário em Riacho de Santo Antônio, região do cariri paraibano.

Desenvolvido em parceria com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e a prefeitura da cidade, a ação visa trazer avanços na área de saneamento básico para cidades que infelizmente ainda não contam com o serviço adequado.

Em estudo realizado em dezembro de 2023 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraíba (ABES-PB), avaliou quatro componentes do serviço de saneamento básico: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos e águas pluviais urbanas.

Conforme o estudo, comparando a média de todos os índices avaliados, a paraíba obteve 71,09% no ranking, atrás apenas da Bahia. Obteve o primeiro lugar na categoria resíduos sólidos.

Para o professor, “é um prazer participar com o conhecimento que detemos dentro da UFPB”. Explicando um pouco de como ocorrerá o processo, solução patenteada pela professora e coordenadora do Projeto de Fossas Ecológicas, Cristiana Crispim, pontua: “Vamos tratar os efluentes e devolver ao rio em condições melhores do que sua própria água”.

Esta solução apresenta uma particularidade nas cidades do semiárido que sofrem com a seca, mas que produzem esgoto o ano todo, visto que o efluente pode ser direcionado às águas fluviais ou para irrigação. 

No link, é possível conferir a entrevista dada pelo professor:

https://www.instagram.com/reel/C8ex6wVAIEL/?igsh=NXdkd2psbTBmd2Ru

publicado: 24/06/2024 10h40