Nova Gestão da CGA: Um novo ciclo de sustentabilidade e transformação na Universidade

sexta-feira, 7 de março de 2025
atualizado em sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Comissão de Gestão Ambiental (CGA) inicia uma fase transformadora com uma gestão renovada e profundamente alinhada aos compromissos da reitoria. Sob a liderança da professora Elisângela Maria Rodrigues Rocha e com o suporte da Magnífica Reitora Terezinha Domiciano, a nova gestão assume o desafio de impulsionar a agenda ambiental da universidade, promovendo a interdisciplinaridade e ampliando o impacto das ações sustentáveis dentro e fora do campus.

Com o compromisso de transformar a universidade em referência em práticas ecológicas, a CGA busca integrar estudantes de diferentes cursos para construir soluções inovadoras e efetivas para os desafios ambientais. No Campus I, professores colaboradores como Cláudia de Oliveira Cunha, Cibelle da Silva Santiago e Cláudio Ruy Portela de Vasconcelos, enriquecem os projetos com sua expertise, orientando as atividades e inspirando os alunos a se tornarem agentes de mudança. Assim como o professor Guttemberg da Silva Silvino, no Campus II e Fabiano Queiroga da Silva, no Campus III.

A nova gestão da CGA se posiciona como catalisadora de mudanças, inspirando a comunidade universitária a repensar suas relações com o meio ambiente e promovendo uma cultura de responsabilidade socioambiental que transcende os limites do campus. 

As iniciativas estão organizadas em dois eixos estratégicos, que direcionam os esforços coletivos:

  • Gestão de Resíduos Sólidos dos Campi
  • Comunicação e Articulação da Agenda Ambiental da CGA

Cada eixo conta com a dedicação de estudantes que assumem a responsabilidade de transformar ideias em realidade, atuando como pilares da sustentabilidade:

  • Eixo 1: Gestão de Resíduos Sólidos dos Campi
    • Diego Falcão de Carvalho (bolsista)
    • Tayane Helena Malheiros Silva (voluntária)
    • Iasminy Soares da Silva Oliveira (voluntária)
    • Maria Heloisa Alves Braga da Silva (voluntária)
  • Eixo 2:Comunicação e Articulação da Agenda Ambiental da CGA
    • Maria Eduarda Guedes Pereira (bolsista)
    • Letícia Viana da Silva(voluntária)
    • Daniel  (voluntário)

 A comunicação institucional e externa emerge como um eixo transversal essencial para amplificar o alcance das iniciativas. A produção de campanhas educativas, postagens de conscientização e a realização de eventos buscam sensibilizar a comunidade acadêmica e estimular uma cultura de sustentabilidade. A troca de conhecimentos entre estudantes e professores, potencializada por uma comunicação estratégica, cria um ciclo virtuoso de aprendizagem e transformação.

primeiro encontro da nova gestão, realizado em 21 de fevereiro, marcou o início dessa jornada. O evento foi mais que uma reunião: foi um momento de conexão, troca de ideias e construção de laços, onde cada participante compartilhou suas perspectivas e fortaleceu o compromisso coletivo com um futuro mais verde.