Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Notícias Gerais > Visita técnica ao Ecoparque do Caju no Rio de Janeiro

Visita técnica ao Ecoparque do Caju no Rio de Janeiro

O presidente da CGA visitou a primeira unidade de biometanização da América Latina, estabelecendo um intercâmbio para futuras cooperações técnicas
publicado: 07/06/2023 12h03, última modificação: 09/06/2023 10h52

Professor Joácio Morais, presidente da Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da UFPB, realizou visita técnica ao Ecoparque do Caju no Rio de Janeiro no dia 19 de maio de 2023, com o intuito de conhecer a primeira unidade de biometanização da América Latina, que transforma matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU) em biogás, utilizado para a geração de energia e de biocombustível, não poluente.

A tecnologia utilizada na unidade de biometanização, que funciona desde 2018, foi desenvolvida pela empresa Methanum Engenharia Ambiental, com a cooperação técnica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os benefícios dela são: redução da quantidade de resíduos orgânicos destinados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR Rio), em Seropédica; diminuição da geração de chorume e emissões de gases do efeito estufa; aumento da vida útil do local e geração de energia utilizada internamente e externamente ao sistema produtor do biogás.

A capacidade inicial era de processar 35 a 50 toneladas por dia, de um total de 5 mil toneladas de resíduos orgânicos produzidos na cidade do Rio de Janeiro.

A visita contou com a presença do Engenheiro Claudio de Lima Santos e o estudante Alan Akira. A apresentação foi realizada pela equipe do Ecoparque: Engenheiros Bernardo Ornelas, Emídio Neto, José Henrique Penido e Ricardo.

Com essa atividade espera-se estabelecer um intercâmbio para futuras cooperações técnicas.