Energy Summit na UFPB

quarta-feira, 8 de outubro de 2025
atualizado em quarta-feira, 15 de outubro de 2025


A Comissão de Gestão Ambiental (CGA) marcou presença em mais uma edição do Energy Summit! No evento, a discussão sobre as mudanças na matriz energética, desafios para o futuro, não tão longe, e as inovações que as impulsionam.

Este evento é uma oportunidade imperdível para debater e aprender sobre o futuro da energia, novidades, estratégias e seus desafios. O evento contou com a presença de representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Schweitzer Engineering Laboratories (SEL), especializada em equipamentos de proteção para sistemas elétricos, e da State Grid, empresa de transmissão e distribuição de energia. Os palestrantes apresentaram planos e novidades desenvolvidas por suas organizações e responderam perguntas da plateia.

O Energy Summit mergulhou nas perspectivas futuras da matriz energética, destacando que a inovação traz um desafio crucial: o armazenamento de energia. Para garantir a estabilidade das fontes renováveis e da rede elétrica, é fundamental ter a capacidade de reter energia para uso posterior. Seja através da conversão em energia química (baterias), mecânica (hidrelétricas reversíveis) ou térmica, essa tecnologia é a chave para gerenciar picos de demanda, evitar quedas e acelerar a transição energética, diminuindo o uso de combustíveis fósseis.

À medida que as redes de transmissão se tornam cada vez mais controladas por sistemas digitais e inteligentes, a segurança cibernética se estabelece como um pilar de sustentação. Proteger a infraestrutura contra ameaças digitais é uma necessidade urgente, dada a vulnerabilidade do país e o risco de blecautes ou danos físicos. Para enfrentar essa interconexão crescente e garantir a segurança, o evento lançou um desafio aos estudantes da UFPB, incentivando o desenvolvimento de tecnologias seguras, melhor governança de dados e monitoramento contínuo. A segurança do nosso sistema é um desafio constante e coletivo.

O Brasil, por ser um pais com dimensões continentais, sofre com o problema de transmissão entre longas distâncias, entre as áreas geradoras e os consumidores nos grandes centros. Busca-se maneiras mais eficientes, seguras e econômicas de atender às demandas crescentes.

Eventos como esse são sempre uma grande oportunidade de adquirir conhecimento e fazer networking, necessários para fortalecer as conexões entre a iniciativa privada, governo e com a comunidade acadêmica, principalmente docentes e discentes que estão acompanhando essas transformações e seus impactos.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu o Energy Summit 2025, um evento importante para quem se interessa pelo futuro do setor energético. Este ano, o tema central é “Energia em Transição – Integração Nacional e Inovação Regional”. A proposta é discutir as mudanças no modelo energético brasileiro, buscando soluções novas e o desenvolvimento de inovações regionais. Uma oportunidade única de aprender, trocar experiências e se conectar com especialistas que estão transformando o setor energético no Brasil, no Nordeste e na Paraíba.

O evento foi organizado pelo Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, no dia 14 de outubro, no auditório da Reitoria, localizado no Campus I, em João Pessoa.

O Energy Summit é aberto a todos – tanto para a comunidade acadêmica (alunos, professores, pesquisadores) quanto para o público externo que tenha interesse no tema.

Com cerca de 200 vagas disponíveis, o encontro foi uma excelente oportunidade para adquirir conhecimento e interagir com especialistas. As inscrições são gratuitas e podiam ser feitas até o dia do evento pela plataforma Sympla.