Gestão de áreas verdes e Restauração florestal

Foto: Pedro Carrilho

Com a destruição da Mata Atlântica, em grande parte já consumada pela expansão urbana, pouco tem restado das áreas verdes e da biodiversidade regional. Este fato gera preocupação e atribui uma importância ainda maior aos fragmentos de mata que existem no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, pois estes deverão permanecer, ao lado da Mata do Buraquinho, como os únicos remanescentes da Mata Atlântica existentes em João Pessoa – PB. Alguns outros fragmentos ainda existem, mas são em geral muito pequenos, com área inferior a 2ha e frequentemente já se encontram bastante transformados pelo ser humano, portanto, sem muito valor para a conservação.

Projeto Rotas da Mata Atlântica

Um projeto da UFPB, que deve sair do papel até 2028, o ‘Rotas da Mata Atlântica’ é um projeto de extensão que foi criado em 2013, objetiva a conscientização ambiental da comunidade acadêmica e adjacente sobre a importância da Mata Atlântica para a nossa qualidade de vida e bem estar. 

O projeto inclui a criação de trilhas para pedestres ao redor e dentre os remanescentes de Mata Atlântica do campus. Complementarmente, seriam instaladas placas informativas (tanto de localização quanto de cunho ambiental) em locais estratégicos de socialização para orientar e educar os usuários quanto a biodiversidade encontrada no Campus I.

Restauração Florestal

Gestão de Áreas Verdes da UFPB visa a recuperação, conservação e manutenção das áreas de mata remanescentes, onde serão disciplinados os múltiplos usos capazes de serem desenvolvidos nessas áreas, sem comprometer a sua integridade e conservação para as gerações futuras.

Áreas verdes muitas vezes são associadas à sustentabilidade e ótima qualidade de vida. Assim, desenvolveu-se uma estratégia de reflorestamento em conjunto com os estudantes da instituição denominado ‘Trote verde’, onde o foco é trazer a participação estudantil, em especial os novos integrantes, ou “feras”, ao levar uma sensibilização ambiental e mostrando a importância de uma boa gestão e manejo dos recursos naturais. 

O objetivo do programa é resgatar o bioma mata atlântica nos fragmentos de floresta localizados no campus I – UFPB, de modo a garantir a manutenção dos serviços e processos ecológicos prestados pelo bioma, como polinização e dispersão de sementes; corredores e trampolins ecológicos permitem a migração entre fragmentos de mata; manutenção do ciclo de nutrientes e teias tróficas; e proteção e estabilização de recursos hídricos; buscando se assemelhar ao ambiente original, anterior ao processo urbanização.

Fonte: Douglas Castro

Última atualização: sexta-feira, 7 de novembro de 2025