A Árvore Inteligente da UFPB

A inovação e a sustentabilidade da UFPB ganham destaque com a “Smart Tree” (Árvore Inteligente). Única no Brasil, um projeto do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) que une tecnologia e preservação ambiental. Desenvolvida para monitorar ecossistemas em tempo real, a estrutura é capaz de prever incêndios florestais ao detetar variações de temperatura e concentração de monóxido de carbono.
A árvore foi desenvolvida por meio de pesquisa conduzida pelo pesquisador do Laboratório de Microengenharia do CEAR, professor Cleonilson Protásio e sua equipe.

O grande diferencial é a sustentabilidade: o sistema não utiliza baterias poluentes (A geração de energia se dá pela conversão do gradiente térmico (diferença de temperatura interna e externa) do tronco de árvores em energia elétrica, que alimenta os circuitos eletrônicos da Smart Tree ). Agora, o projeto avança para monitorar dados meteorológicos como e condições ambientais como a poluição.
Com planos de expansão para a Mata do Buraquinho e a Restinga de Cabedelo, a UFPB reafirma o seu papel na vanguarda da Internet das Coisas (IoT) aplicada ao meio ambiente (Internet das Coisas Naturais – IoNT – Internet of Natural Things).

Fonte da imagem: Aline Lins/CEAR
É a ciência paraibana protegendo o nosso bioma e melhorando a qualidade de vida!

