Compostagem da UFPB fortalece ações de arborização urbana e produção de mudas.

A CGA continua fazendo a doação de podas trituradas e composto orgânico das composteiras da UFPB. O material é de excelente qualidade, comprovada pela análise química realizada, resposta das plantas à adubação e relato de pessoas que já utilizam nosso composto em seus jardins, pomares, hortas e projetos de reflorestamento.
Para ter acesso ao composto orgânico basta acessar em nossa página: Serviços ->Solicitação de adubo orgânico. Preencha o questionário de solicitação, diga a quantidade desejada e entraremos em contato com você para combinar um dia para que a retirada seja feita. Para pessoas jurídicas, temos um termo de doação, que deve ser assinado e enviado para nosso e-mail: ufpbcga@gmail.com.

A Semana da Compostagem da UFPB, que ocorreu em junho em comemoração ao mês do meio ambiente, continua colhendo frutos positivos na destinação do adubo orgânico produzido no campus. A iniciativa tem apoiado ações ambientais em instituições e municípios parceiros, impulsionando projetos de arborização com espécies nativas.
Entre os parceiros beneficiados, o município de Caaporã destacou a importância da parceria para o fortalecimento do viveiro municipal e para a consolidação de práticas sustentáveis de cultivo.

“Nosso viveiro ainda é um bebezinho, está iniciando. Nós estamos fazendo tudo de forma natural, sem grandes investimentos; ele está nascendo com o objetivo de arborizar a cidade, sobretudo com arborização nativa da Mata Atlântica, que é justamente o nosso bioma daqui do Litoral Sul. Diante dessa vontade, surge também o nosso compromisso de utilizar produtos cem por cento naturais. Nós optamos em fazer compostagem, só que ainda não conseguimos ter um volume de material orgânico grande, então estamos partindo para conseguir parceiros. Ao saber desse programa da CGA, eu não medi esforços para conseguir esse adubo e produzir as mudas. Esse material de vocês era justamente o que estava faltando, foi um casamento não planejado: a compostagem da UFPB com o nosso desejo de produzir mudas aqui na cidade. Se um dia Caaporã for destaque na questão de arborização urbana, com certeza vocês fazem parte desse trabalho.” — Rogério Pedro, Diretor de Meio Ambiente de Caaporã
A equipe do Jardim Botânico Benjamin Maranhão já é uma grande parceira da CGA! O nosso composto orgânico está sendo utilizado no viveiro deles para a produção de mudas. E o feedback não poderia ser melhor: é só elogios para a qualidade do adubo!

O viveiro do Jardim Botânico realiza um trabalho essencial de educação ambiental, democratizando o acesso às plantas e distribuindo mudas para deixar João Pessoa cada vez mais verde. É a economia circular acontecendo na prática: o que era resíduo vira nutriente, que vira árvore, que gera mais vida!
“O Viveiro Educador do Jardim Botânico de João Pessoa é um espaço de aprendizagem e sensibilização ambiental sobre a importância e presença das plantas no nosso dia a dia. Nosso trabalho é direcionado para a produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para ações de conservação e reflorestamento, como também para doação de mudas diversas de pequeno porte ao público visitante do Jardim Botânico. Além disso, também realizamos ações educativas através de oficinas. Para a produção das mudas, é imprescindível que o substrato seja de qualidade para que a planta tenha os nutrientes necessários para se desenvolver e estar apta para um plantio definitivo. Nesse aspecto, podemos contar com a parceria do adubo da compostagem produzido na UFPB pela CGA, que, juntamente com o adubo das nossas composteiras, contribuem para garantir um bom desenvolvimento e qualidade das mudas produzidas!” — Pietra Marques, Bióloga do Jardim Botânico
Ficou curioso para ver de perto o resultado dessa parceria? Que tal planejar uma visita ao Jardim Botânico para conhecer o viveiro e garantir a sua muda?

Aqui estão as informações práticas para você planejar a sua visita ao viveiro e ao jardim:
Localização e Acesso
- Endereço: Av. Dom Pedro II, s/n – Torre, João Pessoa – PB.
- Entrada: Gratuita.
Dias e Horários de Funcionamento
- Dias: Terça-feira a Sábado.
- Horário: Das 08:00 às 16:30.

Juntos vamos construir uma UFPB mais sustentável! Acompanhe nossas ações, as publicações e campanhas em nosso instagram @cgaufpb . Espalhe essa mensagem!
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”
São Francisco de Assis

