“Mais que um Diploma, um Propósito”

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
atualizado em quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Na UFPB, nossa missão vai além das salas de aula; somos agentes de transformação da realidade socioambiental da Paraíba e do Brasil. Mas, para transformar o mundo, primeiro precisamos transformar o nosso “sistema operacional” mental.

Fonte: O pensador

Ter consciência de que o planeta precisa de ajuda é o primeiro passo. No entanto, é a educação ambiental, a capacitação em temas voltados à sustentabilidade que nos dá o “como”. Quando buscamos conhecimento sobre gestão de resíduos, eficiência energética ou consumo consciente, deixamos de ser espectadores e passamos a ser protagonistas da mudança institucional.

A Construção da Cidadania Socioambiental

Você já parou para pensar que a sustentabilidade não é apenas sobre “gastar menos energia, separar resíduos ou cuidar de uma planta”? É sobre viver e produzir com inteligência?

A sustentabilidade na UFPB se consolida quando cada servidor, docente e estudante compreende sua responsabilidade individual. Ao nos capacitarmos, desenvolvemos competências que levamos para a vida.

  • Visão Sistêmica: Entender como nossas pequenas ações afetam o todo.
  • Pensamento Crítico : Habilidade de analisar dados reais para tomar decisões éticas e bem fundamentadas.
  • Inovação: Criar soluções locais para problemas globais.
  • Liderança: Inspirar o próximo através do exemplo fundamentado.
Fonte: Freepik

Ao buscar livros, cursos, palestras e eventos sobre sustentabilidade, você não está apenas cumprindo uma agenda; você está investindo na construção de uma universidade que é referência em ética e cuidado com o futuro. Explore os recursos de capacitação que estão a sua disposição e descubra como a sua área de atuação pode contribuir para um campus mais verde e socialmente justo.

Programa Desenvolvimento Sustentável – PROGEP

Cursos e Formação Continuada

Manuais, livros, artigos, TCC’s

“O conhecimento é o único recurso que aumenta à medida que é compartilhado.”