O Dia da Criação do Ibama

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026
atualizado em segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026

No dia 22 de fevereiro celebramos o aniversário de criação do Ibama! Criado em 1989, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis é peça fundamental na proteção da nossa biodiversidade.

Aqui na CGA-UFPB, reforçamos a importância do monitoramento e da fiscalização para que o desenvolvimento caminhe junto com a sustentabilidade. Proteger o meio ambiente é um dever de todos nós! Aproveite para conhecer os cursos oferecidos pela Escola Virtual do Ibama

Você sabe o que o Ibama faz? Ele atua no licenciamento ambiental, autorização do uso de recursos naturais e na fiscalização e controle da qualidade ambiental.

O Ibama combate crimes ambientais como:

  • Desmatamento ilegal e queimadas: Uso de tecnologia de satélite (em parceria com o INPE) para identificar e embargar áreas em tempo real.
  • Garimpo ilegal: Operações de desintrusão, especialmente em Terras Indígenas (como a TI Yanomami e TI Campinas Katukina), para retirar invasores e proteger os povos originários.
  • Tráfico de animais: Combate ao comércio ilegal de fauna silvestre e gestão dos CETAS (Centros de Triagem de Animais Silvestres), que recuperam animais apreendidos.
Operação contra o tráfico de animais silvestres na PB – Foto: Luiza Lima/Ibama

Sem órgãos de controle fortes, a preservação da nossa fauna e flora estaria em risco.