Logística reversa de lâmpadas fluorescentes

Durante o I Fórum de Sustentabilidade da UFPB, organizado pela CGA, tivemos a coleta de lâmpadas fluorescentes queimadas que receberão o descarte apropriado. A UFPB tem investido na modernização e economia gerada pela substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED.



Para o descarte, utilizamos também algumas caixas de papelão doadas pela loja de bicicletas S2 bike shop (@s2joaopessoa), o que nos permitiu acomodar mais de duzentas lâmpadas em cada caixa e o descarte total de aproximadamente 3000 lâmpadas.

A empresa Qualitec, parceira da Reciclus ainda nos prestigiou com um stand de divulgação e conscientização ambiental, onde apresentou sua atividade na promoção da logística reversa de lâmpadas e a importância da mesma para a sustentabilidade.
Alfredo Guilherme, colaborador da Qualitec, nos deu uma aula de logística reversa, apresentando como é feito o correto descarte. Não se deve colocar lâmpadas fluorescentes no lixo comum, pois elas contêm mercúrio, um metal pesado tóxico que prejudica a saúde e o meio ambiente, podendo contaminar o solo, o ar e a água. Além do mercúrio possuem muitos resíduos contaminantes, dentre os quais vidro, plásticos, metais, eletroeletrônicos, gás argônio e fósforo.

