Monitoramento de Preguiças

O monitoramento do bicho-preguiça (Bradypus variegatus) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialmente no Campus I em João Pessoa, é uma atividade importante devido à presença significativa desses animais nos remanescentes de Mata Atlântica da universidade. A UFPB desenvolve ações e pesquisas focadas no manejo e conservação dessa espécie, que é considerada uma “espécie bandeira” no campus.

Riscos e Ameaças: Os bichos-preguiça nos fragmentos da UFPB enfrentam problemas como atropelamentos, morte por queda durante a travessia entre fragmentos, e interações negativas com humanos e animais domésticos. Infelizmente, no momento não temos atuado nesse programa. Mas disponibilizamos materiais para quem tenha interesse em aprofundar no assunto.

Relatório Final 2017

Cartilha Bicho-Preguiça

Curiosidades

bicho-preguiça, devido, principalmente, aos seus lentos movimentos, é um animal que desperta fascínio e curiosidade. A seguir, trazemos alguns fatos curiosos sobre esse animal:

  • o bicho-preguiça dorme cerca de 20 horas por dia;
  • alguns espécimes apresentam uma pelagem em tom marrom-esverdeado, e isso se deve à presença de organismos clorofilados, como algas verdes e cianobactérias, que ali vivem em simbiose com esse animal;
  • o bicho-preguiça é um ótimo nadador, mas não precisa jogar ele na água;
  • o bicho-preguiça só desce da árvore para fazer suas necessidades fisiológicas (o que pode acontecer uma vez por semana) ou para ir para outra árvore.

Última atualização: sexta-feira, 7 de novembro de 2025