A 9ª edição do EPPI – Encontro Paraibano de Professores de Inglês foi realizada nos dias 16 e 17 de Agosto de 2024 no Campus I – João Pessoa da UFPB. O encontro foi realizado em parceria com o InELC (Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais) e a ACI (Agência UFPB de Cooperação Internacional), e vinculado à 4ª Conferência de Professores de Inglês do Município de João Pessoa, realizada em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa. Foram também apoiadores desta edição a Rede Andifes – Idiomas sem Fronteiras, a Secretaria de Estado da Educação e o Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA) do Governo do Estado da Paraíba.
Assim como nos anos anteriores, o 9th EPPI teve como objetivo estreitar os laços entre os professores de Inglês da rede pública de ensino da Paraíba, criando espaços qualificados de interlocução entre os docentes, oportunizando o protagonismo destes profissionais na construção de seu desenvolvimento na área de trabalho e buscando alternativas viáveis e significativas de educação linguística, na Língua Inglesa, junto a discentes da rede básica de educação do estado.

A plenária de abertura aconteceu no dia 16 de agosto, a partir das 19h, e foi conduzida pela Prof. Dra. Elaine Maria Santos (UFS), que discutiu a relação entre internacionalização e educação básica. No segundo dia, a Mesa Redonda, propôs um debate de experiências a partir de diferentes contextos educacionais com as diversidades, contando com a participação das professoras Maria Ellem Maciel (PMJP / UCoimbra), Beatriz Albuquerque (IFPB / UFPB) e Daniela Nóbrega (UEPB).
A nona edição do evento lançou o formato Teachers’ Room, com seis salas temáticas cujos tópicos e respectivos facilitadores foram: (1) Music & Cinema (Danielle Almeida e Renata Gonçalves Gomes); (2) Inclusive Education (Rosycléa Dantas); (3) Teaching Young Learners (Barbara Cabral Ferreira); (4) Culture (Flávia Santos de Araújo); (5) Diversities (Fábio Alexandre Silva Bezerra) e (6) PDPI Teacher Training Program (Adalberto Modeira de Medeiros Júnior , Ana Tália Ramos e Eveline Alvarez dos Santos).
A programação da tarde contou com seis workshops: (1) TechSpark: Transform Your Classroom with Digital Tool (Gabriela Felipe Machado de Carvalho e Simone Conceição de Lima Amorim); (2) Slide making: how to use Graphic Design principles to improve visual aid in the classroom (Anna Karina Felipe de Souza); (3) Fun to learn: managing digital resources for young learners (Helen Castelo Branco e Tatiana Ramalho Barbosa); (4) Activating character strengths in the EFL classroom (Renata Ferreira de Sousa e Anna Libia Araujo Chaves); (5) Preparing English Materials from Scratch (Elaine Maria Santos e Rodrigo Belfort Gomes) e (6) Using literature in the classroom: multiple voices, various possibilities (Lucas Neves e Elizabeth Souto Maior).
A Plenária Final trouxe como tema a interculturalidade crítica nos livros didáticos em contexto brasileiro e foi conduzida pela Prof. Dra. Carla Richter (IFPE).