Nos dias 15 e 16 de agosto de 2025, a Universidade Federal da Paraíba, por meio do Programa de Extensão EFOPLI – Espaços para a Formação de Professores de Língua Inglesa, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, realizou o 10º EPPI – Encontro Paraibano de Professores de Inglês.
O evento completa uma década e tem como objetivo criar espaços de diálogo e troca entre professores de Língua Inglesa do estado da Paraíba, oportunizando o protagonismo docente na construção de desenvolvimento profissional e na busca por alternativas viáveis e significativas de educação linguística, em Língua Inglesa.

A cerimônia de abertura do evento ocorreu na sexta-feira, dia 15 de agosto, de forma remota, com transmissão pelo YouTube, e contou com a presença da vice-reitora, Dra. Mônica Nóbrega, bem como da Dra. Ana Berenice Peres Martorelli, Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional, do Dr. Rodrigo Freire de Carvalho e Silva, Diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes; Sr. Jonathan Vieira, Diretor do Departamento de Gestão Escolar, representando a Secretária de Educação e Cultura, Profa. América Castro; da Dra. Ana Carolina Vieira Bastos, Vice-Coordenadora do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais e uma das fundadoras do EFOPLI e criadoras do EPPI; e da Dra. Mariana Pérez, também fundadora do EFOPLI e do EPPI.
A palestra de abertura do EPPI teve como tema Literacy and Digital Technologies: Implications for Language Learning in the Age of Cyberculture e foi realizada pelo Prof. Dr. Tiago Lessas (DLEM/UFPB), com a presença de mais de 100 participantes.
O segundo dia do evento contou com uma programação intensa, incluindo a oferta de sete Salas Temáticas (Teachers’ Rooms) e sete Workshops sobre temas como justiça social, educação inclusiva, gamificação, elaboração de materiais didáticos, saúde mental docente, entre outros. Tais atividades foram conduzidas por professores colaboradores da UFPB e de instituições parceiras, como a UEPB, UFCG, bem como da rede básica de ensino pública e privada da cidade.


Teachers’ Room 2 – What culture does the English language represent? e Workshop 1 – Exploring new possibilities in teaching English to young children: discoveries, curiosities and experiences beyond the textbook
A 10a edição do EPPI também contou com o retorno da Poster Session (Sessão de Pôsteres), e teve a apresentação de 21 trabalhos produzidos por professores de inglês, que compartilharam suas experiências de ensino e pesquisa. O evento premiou os melhores trabalhos, de acordo com a avaliação da audiência.


Por fim, a palestra de encerramento intitulada Activities and Techniques to increase Student Talking Time, foi realizada pelo professor Alberto Costa (Cambridge University Press & Assessment), e ofereceu sugestões valiosas para o trabalho com oralidade na sala de aula de inglês.


Final Plenary – Activities and Techniques to increase Student Talking Time
Os dois dias de evento reuniram um público de mais de 180 participantes, o que reforça o impacto do evento, enquanto espaço consolidado para formação de professores e professoras da Paraíba e região.
O 10o EPPI teve o apoio da Pró-reitoria de Extensão, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, da SM Editora, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, da ADUFPB, da Cambridge University Press e da Editora Parábola.
Pôsteres premiados:
Black love in artistic productions across the Americas: a decolonial approach for the EFL classroom
Autoria: Calebe Batista Ferreira; Maria Rita Ribeiro de Medeiros; Flávia Santos de Araújo
Affectivity and Teaching English to Children: an Autoethnographic Study
Autoria: Thassyta Elizabete Marcelino Gomes da Silva; Matheus Lucas de Almeida
Colors of Inclusion: Exploring Happy Holi Through Media Texts in the English Classroom
Autoria: Janine dos Santos Rolim
Working on Oral Exams Based on Comic Books: my Teaching Experience at Inelc
Autoria: Glaura Ferreira Alexandre