como resultado de projeto de extensão do GCET/ CCTA/UFPB

O turismo brasileiro tem demonstrado grande potencial como motor de desenvolvimento econômico e social em diversas regiões. No entanto, diante da homogeneização de produtos e serviços turísticos, surge a necessidade de inovação e segmentação para manter a competitividade dos destinos. Nesse contexto, o GCET – Grupo de Cultura e Estudos em Turismo –, por meio dos projetos de extensão “Turismo, hotelaria e segmentação: propostas inovadoras” e “Segmentos inovadores para o turismo e a hotelaria: propostas para empreendedores e gestores dos setores público e privado”, sob a coordenação de Adriana Brambilla e Elídio Vanzella, desenvolveu a coletânea de cartilhas Segmentação & Inovação no Turismo e Hotelaria – SITH, como parte das ações vinculadas ao FLUEX (Fluxo Contínuo de Extensão) da Universidade Federal da Paraíba.
Entre as publicações que compõem essa coletânea, destaca-se a cartilha Compreendendo o Endomarketing, publicada no dia 27/06/2025, de autoria de Adriana Brambilla e Alessandra Queiroz. A obra oferece uma abordagem didática, prática e aplicada do endomarketing, com foco nos setores de turismo e hotelaria. Estruturada em três unidades, a cartilha apresenta desde os fundamentos e conceitos até estudos de caso, estratégias práticas e diretrizes para a elaboração de planos de endomarketing.
A publicação desta cartilha só foi possível graças ao apoio fundamental e imprescindível da Assessoria de Extensão do CCTA, especialmente nas pessoas de Luceni Caetano e Lidiane.
As autoras, em nome de todos que fazem parte do GCET, agradecem à UFPB, à PROEX, à Assessoria de Extensão do CCTA, à Editora CCTA, com um agradecimento especial ao senhor José Luiz, e ao Departamento de Turismo e Hotelaria.
A cartilha tem revisão de Simone Oliveira e Marília Paes Cesário com arte de Lis Franco, Bárbara Lira, Giselma Franco e Ricardo Araújo e está disponível para download gratuito por meio da Editora CCTA no link:
http://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/hotelaria/compreendendo-o-endomarketing