GCET marca presença no XXII Seminário ANPTUR e no CLAIT em Caxias do Sul

terça-feira, 14 de outubro de 2025
atualizado em terça-feira, 14 de outubro de 2025

De 16 a 19 de setembro de 2025, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi palco do XXII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) e do X Congresso Latino-Americano de Investigação Turística (CLAIT). Com mais de 300 participantes, o encontro reafirmou-se como o maior evento científico de Turismo e Hospitalidade da América Latina, reunindo docentes, discentes, pesquisadores e profissionais da área e o GCET marcou sua presença de várias formas.

Sob o tema “Diversidade e Inclusão na Pesquisa em Turismo e Hospitalidade na América Latina”, a programação trouxe quatro dias intensos de atividades: mesas-redondas, conferências, apresentações de Grupos de Trabalho (GTs), consórcio doutoral, reuniões institucionais, lançamentos de livros, walking tour pela cidade, wine meeting e cerimônia de premiação.

 Evento em números

  • 4 dias de programação com mais de 30 atividades;
  • 318 participantes de diferentes estados brasileiros e países da América Latina;
  • 305 trabalhos aprovados distribuídos entre 32 GTs;
  • 92 artigos no Fast Track, em parceria com 20 revistas científicas – entre eles o da nossa pesquisadora Leylane que ganhou como melhor artigo do GT e aceito para a Revista Turismo em Análise respeitadíssima;
  • 11 livros lançados durante o evento – entre esses 2 do GCET – Turismo & Hotelaria no contexto do Turismo Rural 1 e 2;

Mais de 20 universidades participantes, incluindo a rede de Institutos Federais.

 Diversidade e Inclusão na prática

Mais do que lema, a diversidade e a inclusão estiveram presentes na vivência do evento. Uma brinquedoteca gratuita foi disponibilizada para filhos de participantes, garantindo tranquilidade a mães e pais pesquisadores. Todas as conferências tiveram tradução em Libras, reforçando o compromisso com acessibilidade.

A conferência de abertura, conduzida por Thaís Rosa, CEO da Conectando Territórios, destacou o Afroturismo como prática de valorização cultural e fortalecimento comunitário. Já o Workshop Turismo Antirracista e Letramento Racial, ministrado pela Profa. Dra. Natália Oliveira, trouxe reflexões sobre representatividade e justiça social.

Outro destaque foi a mesa sobre mulheres e mães na pesquisa, que abordou desafios enfrentados no meio acadêmico e propôs soluções para maior equidade. O encerramento, por sua vez, foi marcado pela conferência “Turismo Acessível e Inclusivo”, enfatizando o papel transformador da ciência quando aliada à diversidade.

 GCET em evidência

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Educação e Turismo (GCET) teve participação marcante nesta edição. Além de apresentar seus livros mais recentes durante a sessão de lançamentos, o grupo também se destacou na cerimônia de premiações.

A pesquisadora Leylane Meneses Martins, integrante do GCET, recebeu o prêmio de melhor artigo no GT mais concorrido do evento, conquista que emocionou colegas e participantes e simbolizou a força da pesquisa nordestina no cenário científico latino-americano.

 Premiações

A tradicional cerimônia de premiação da ANPTUR reconheceu os melhores trabalhos das 7 Divisões Científicas. Neste ano, também foi entregue o Best Paper Award at ANPTUR, concedido pelo International Journal of Contemporary Hospitality Management ao melhor artigo escrito em inglês.

Acesse para saber mais: https://www.ufpb.br/gcet/eventos/gcet-se-destaca-no-xxii-seminario-anptur-2025-com-premio-lancamento-de-livros-e-apresentacao-de-pesquisas-inovadoras/

Matéria: Cláudia Menezes