José Alberto Kaplan é homenageado no I Simpósio do Festival Internacional de Música de Campina Grande
De 11 a 20 de Julho de 2025 acontece em Campina Grande o XVI Festival Internacional de Música de Campina Grande e o 9º FIMUS Jazz, que este ano homenageia a pianista e compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935), em virtude dos noventa anos do seu falecimento.
Neste ano, também foi promovido o I Simpósio do Festival Internacional de Música de Campina Grande: José Alberto Kaplan, 90 anos de legado, no dia 13 de julho. O evento objetiva promover uma reflexão crítica e multidisciplinar sobre a obra e as contribuições do compositor, pianista, regente e professor José Alberto Kaplan (1935-2009). As atividades incluem conferências, mesas-redondas e manifestações artísticas com professores e pesquisadores sobre a vida e os trabalhos do homenageado.
Ana Andrea Vieira Castro, arquivista e coordenadora do Núcleo de Documentação Histórica Regional (NDIHR), participou da mesa-redonda intitulada Patrimônio, memória e história: caminhos para a pesquisa em música, onde apresentou um pouco sobre o Arquivo Pessoal de Kaplan custodiado pelo NDIHR. O acervo de Kaplan possui cerca de cinco metros lineares de documentos, incluindo arquivos textuais, videográficos, fonográficos e iconográficos, abrangendo o período de 1946 a 2008, permitindo observar sua trajetória como estudante e professor de piano, assim como compositor, maestro e outras funções que desempenhou.

Quem foi Kaplan?
Argentino naturalizado brasileiro, Kaplan nasceu em 16 de julho de 1935 e faleceu em João Pessoa, na Paraíba, em 29 de junho de 2009. Atuou como pianista, professor, compositor e maestro, tendo uma carreira reconhecida nacionalmente. Em 1961 chegou à Campina Grande onde começou a atuar como professor de piano na Associação Campinense Pró-Arte. Depois, transferiu-se para João Pessoa para atuar na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que na época oferecia cursos abertos na área de música.
Mesa Redonda: “Patrimônio, memória e história: caminhos para a pesquisa em música”, realizada no I Simpósio do Festival Internacional de Música de Campina Grande: José Alberto Kaplan no dia 13-17-2025.
