Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB assina contrato de incubação com três novas startups
conteúdo

Notícias

UFPB assina contrato de incubação com três novas startups

publicado: 17/12/2021 17h34, última modificação: 17/12/2021 17h43
Startups serão as primeiras incubadas da Agência UFPB de Inovação Tecnológica

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, assinou, na manhã desta sexta-feira (17), o contrato de incubação com três novas startups da Instituição. Na solenidade, que ocorreu no prédio da Reitoria, os representantes das startups receberam um certificado de incubação pela UFPB. As empresas irão ter sede administrativa na Incubadora da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB). 

Participaram da cerimônia os representantes das novas startups da UFPB: DisAnti - Dispositivos Antivirais, YBY - Inovações Biotecnológicas e Mindsun - Monitoramento Inteligente de Energia. 

Também estavam presentes órgãos apoiadores da ação, incluindo o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial na Paraíba (Senac-PB), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB) e a Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec). 

Presidida pelo Reitor da UFPB, a mesa foi formada pelo diretor regional do Senac-PB, Geraldo Sales, diretor executivo do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, coordenador de Inovação e Empreendedorismo da Fapesq, Prof. Silvio Rossi, diretor de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da Inova-UFPB, Prof. Raimundo Aprigio, e a Secretária Executiva de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Danyele Raposo. 

Em sua fala de apresentação, o Reitor expressou sua satisfação com o trabalho desenvolvido pela Inova-UFPB, ressaltando também a parceria mantida entre a Universidade e órgãos do Estado e Município, que oferecem contribuições relevantes em projetos de desenvolvimento regional. 

As startups foram aprovadas via processo seletivo regido pelo Edital 01/2021 - Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. A vigência do contrato vai até dezembro de 2023. Para a Presidente da Inova UFPB, Profa. Kelly Gomes, o momento marca o pontapé inicial que a UFPB dá para consolidar seu papel no ecossistema de inovação na Paraíba.

“A Universidade cumpre mais uma etapa na sua missão de formar, além de profissionais capacitados, jovens empreendedores. O mercado de trabalho precisa desse grupo no desenvolvimento de ideias e tecnologias que venham a atender as demandas da sociedade”, comentou a professora. 

O Prof. Raimundo Aprigio, diretor de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da Inova-UFPB, ressaltou a importância da incubação oferecida pela UFPB, com a preparação e capacitação dos estudantes. 

“É um marco imprescindível, de grande valor para o estado da Paraíba. Trata-se das primeiras startups da UFPB. Agora a UFPB não oferece somente um diploma ao aluno, mas um CNPJ, trabalhando com os discentes na capacitação para o mercado de trabalho e para sua instalação na indústria brasileira”, afirmou o Prof. Raimundo.

 

Para o Prof. Cosme Martinez Salinas, coordenador da YBY - uma das startups que assinaram contrato com a UFPB -, o documento simboliza uma conquista para estudantes de graduação e pós-graduação, desenvolvedores de projetos no âmbito da pesquisa. 

“É um grande horizonte a ser galgado para consolidar as ideias dos estudantes. É sobre criar uma autonomia como pesquisador e profissional a nível estadual e nacional”, pontuou o Prof. Cosme, do Departamento de Química da UFPB. 

Ao destacar a importância de ações de acompanhamento de microempresas, o Prof. Silvio Rossi, que coordena o setor de Inovação e Empreendedorismo da Fapesq, falou sobre os pilares da inovação e do empreendedorismo. 

“A inovação é resultado de um processo intenso que leva em conta o passado, representado pelo conhecimento, o presente, com a informação, e o futuro, que é a criação. Não é fácil desenvolver esses três elementos que constroem o processo de inovação. Então é fundamental a implementação de um estágio em que também são levados em conta a academia, as empresas e o poder público”, asseverou o representante da Fapesq.

***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins e Mariani Idalino