O Arquivo Central

O Arquivo Central (ACE) da UFPB foi criado como órgão suplementar pela Resolução nº 43/2018 do Conselho Universitário (CONSUNI), de 14 de dezembro de 2018. Esta resolução também instituiu o Sistema de Arquivos da UFPB (SiArq/UFPB), estabelecendo o ACE como seu órgão central, com a finalidade de propor, implementar, executar, supervisionar e apoiar a política de documentos e registros arquivísticos da instituição.


Estrutura Organizacional:

O Arquivo Central (ACE) da UFPB tem como objetivo principal organizar, proteger, preservar e integrar o acervo arquivístico da universidade, atuando na normatização e disseminação de políticas e procedimentos técnicos para uma gestão documental eficiente. Ele busca racionalizar a produção de documentos, garantir o acesso ágil e seguro às informações (respeitando o sigilo), harmonizar as atividades de gestão documental em toda a UFPB independentemente do suporte, reduzir custos operacionais e, consequentemente, promover a melhoria da eficiência e transparência administrativa da instituição.

As principais atribuições do ACE incluem propor, implementar, executar, supervisionar e apoiar a política de documentos e registros arquivísticos da UFPB, abrangendo o planejamento, coordenação, supervisão e avaliação das atividades relacionadas à gestão de documentos digitais e não digitais. O órgão também é responsável por assegurar, acompanhar, promover e supervisionar o cumprimento da legislação arquivística vigente, além de elaborar e acompanhar a execução do seu próprio Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A estrutura organizacional do Arquivo Central, conforme seu Regimento Interno (Art. 6º), é composta por:

Direção (DACE)

  • Secretaria e Apoio Administrativo

Coordenação de Gestão de Documentos, Registros Digitais e Sistemas (CGDS)

  • Divisão de Protocolo e Expedição de Documentos (DPEX)
  • Divisão de Sistemas de Gestão de Registros e Documentos (DSGRD)
  • Divisão de Plataformas de Acesso e Repositório Arquivístico Digital (DPARAD)

Coordenação de Arquivos e Registros Intermediários e Permanentes (CAIP)

  • Divisão de Avaliação e Processamento Técnico (DAPT)
  • Divisão de Conservação, Preservação e Restauração (DCPR)
  • Divisão de Difusão, Pesquisa e Ação Cultural (DDPAC)Organograma Funcional do Arquivo Central (ACE)

Organograma Arquivo Central da UFPB

Recursos Humanos

Essa seção apresenta os indicadores referentes ao quantitativo de servidores do ACE, bem como seus respectivos cargos e gratificações

Trajetória Arquivística da UFPB

A trajetória da Arquivística na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciada na década de 1970 com a criação do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR), voltado à preservação da documentação arquivística para fins de pesquisa. Com o desenvolvimento dessas ações, evidenciou-se a necessidade de cuidar também da gestão, preservação e acesso à documentação produzida pela própria Universidade, o que motivou projetos e iniciativas envolvendo docentes, técnicos e estudantes.

Entre as décadas de 1980 e 1990, a UFPB criou diferentes comissões voltadas à avaliação e ao descarte de documentos, embora algumas tenham tido atuação limitada. A partir de 1993, novas ações ganharam força com a proposta de criação do Sistema de Arquivos e Informação da UFPB e, posteriormente, com a implantação do Código de Classificação de Documentos da Administração Pública. Nesse período, a formação profissional foi fortalecida por meio de cursos de especialização em Organização de Arquivos, que impulsionaram a criação da Comissão de Avaliação de Documentos e da Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD).

A Comissão teve papel fundamental na elaboração da TTD/UFPB, na realização de seminários, diagnósticos da massa documental acumulada e na capacitação de servidores. A TTD foi aprovada em 2001 pelo Arquivo Nacional e pelo Conselho Universitário, tornando a UFPB referência nacional por ser a primeira Instituição Federal de Ensino Superior a ter uma TTD das atividades-fim aprovada. A partir disso, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) ampliou suas atribuições, consolidando práticas de gestão documental na instituição.

Nos anos seguintes, a UFPB participou de iniciativas nacionais coordenadas pelo Arquivo Nacional, contribuiu para a elaboração de instrumentos técnicos de gestão documental para as IFES e avançou no planejamento de um Arquivo Central. Esses esforços resultaram, em 2018, na criação do Arquivo Central e do Sistema de Arquivo da UFPB, representando um marco na institucionalização da política arquivística e garantindo melhores condições para a gestão, preservação e acesso ao patrimônio documental da Universidade.

Última atualização: quarta-feira, 28 de janeiro de 2026