A Comissão de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (CGA – UFPB) foi criada em fevereiro de 2013, através da Portaria n° 427/R/GR, com o objetivo de auxiliar a Reitoria no diagnóstico e formulação de estratégias de enfrentamento do passivo ambiental da Instituição, mediante a elaboração de programas de gestão ambiental.
A comissão é composta por professores da Universidade, alunos bolsistas e voluntários, além de servidores técnico-administrativos da instituição. Inicialmente, suas atividades abrangiam quatorze programas ou áreas de atuação, que incluíam: Coleta Seletiva, Compostagem, Resíduos da Construção Civil, Resíduos Químicos, Monitoramento de Preguiças, Resíduos Eletroeletrônicos, Restauração Florestal, Gestão de Águas, Tratamento de Lâmpadas, Áreas Verdes, Uso e Ocupação Sustentável, Consumo Consciente, Restauração Florestal e Comunicação.

Nos últimos quatro anos, alguns programas da comissão foram descontinuados. No entanto, neste ano (2025), as energias se voltaram para quatro pilares permanentes:
Atualmente a CGA continua atuando vinculada ao gabinete da reitoria através do projeto de Fortalecimento das Ações de Sustentabilidade para UFPB, coordenado pela professora Elisangela Maria Rodrigues Rocha, contando com uma equipe de membros formada por profesores e técnicos, conforme a Portaria 293/2025 com o intuito de dar continuidade às atividades dos programas da CGA em conjunto com os parceiros:
Dessa forma, desde sua criação, a Comissão de Gestão Ambiental da UFPB tem promovido uma série de ações significativas dentro da universidade. Entre elas, destacam-se a gestão de Áreas Verdes, que preserva e valoriza os espaços naturais do campus; o envolvimento da comunidade acadêmica em iniciativas de sustentabilidade, fortalecendo a consciência ambiental coletiva; a doação de materiais recicláveis para cooperativas, incentivando a economia circular; a distribuição de composto orgânico, resultado de processos sustentáveis; e a logística reversa de Resíduos Eletroeletrônicos, garantindo um descarte responsável e seguro. Essas iniciativas não só trazem benefícios diretos para a instituição, mas também refletem positivamente na sociedade, reforçando o papel da UFPB como promotora de práticas ambientais responsáveis e inspiradoras.
“Proteger a natureza é um compromisso de todos. Juntos, somos a mudança que o mundo precisa”.

Última atualização: quarta-feira, 3 de junho de 2026