1 – Quem pode fazer o cadastro no Cras?
Todos os discentes da UFPB, com matrícula ativa.
Todos os servidores ativos da UFPB, que não recebam suplementar saúde ou façam parte de plano de autogestão ASSEFAZ ou GEAP.
2 – Como fazer o cadastro no Cras?
Bastar responder o formulário de cadastro e anexar documentos comprobatórios solicitados: RG, CPF, atestado de matrícula atualizado e/ou contracheque atual. Clique Aqui!
O comprovante de que é aluno assistido pela Prape pode ser o edital de resultado, com o nome do aluno grifado!
Se você não é assistido pela Prape, deixa a questão em branco!
O tempo para efetivar o cadastro dependerá da demanda, portanto, aguarde o retorno no email cadastrado!
3 – Quais os serviços prestados pelo Cras?
O Cras oferta consultas médicas com clínico geral e com diferentes especialistas, além de consultas e procedimentos com odontólogos, cirurgiões bucomaxilo, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e alguns exames.
Veja todos os serviços ofertados pelo Cras estão na nossa Carta de Serviços.
Teleatendimento já implantado e funcionando para usuário dos Campi de Areia, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape. Agende aqui!
4 – Como agendar as consultas ou exames realizados no Cras?
Atualmente, a maioria dos agendamentos de serviços estão disponíveis online (exceto consultas com psicólogas – lista de espera com agendamento presencial no Cras Clínico I). Clique Aqui!
Teleatendimento pra usuário de Areia, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape: clique aqui!
4.1 – Como agendar exames laboratoriais encaminhados pelo Cras e realizados no HULW?
Atualmente, oferecemos exames laboratoriais (requisitado pelo CRAS e realizado no HULW).
Para que o exame seja requisitado ao HULW é necessário que o usuário se dirija pessoalmente à RECEPÇÃO do CRAS Clínico I com os seguintes documentos:
O envio das requisições é realizado todas as terças-feiras.
5 – O Cras tem Teleatendimento?
O teleatendimento para o usuário dos Campi do interior iniciou em 02/06/2025!
Pode solicitar agendamento aqui o usuário (discente ou servidor da UFPB) cujo vínculo é o Campi de Areia, Bananeiras ou Rio Tinto/Mamanguape.
Pré-consulta com a nutricionista deve ser feita aqui! (somente para teleatendimento)
A portaria que dispõe sobre teleatendimento pode ser lida aqui!
A plataforma de teleatendimento será acessada diretamente pelo link enviado ao telefone informado no agendamento ou aqui!
6 – O teleatendimento está disponível para todos os usuários da UFPB?
Infelizmente, não. Usuário cujo vinculo é com o Campus I devem ser atendidos presencialmente em nossas unidades.
7 – Todas as especialidades tem agenda para atendimento imediato?
Infelizmente, não. Algumas especialidades possuem agenda lotada. Assim que as vagas ficam disponíveis publicamos aviso no site.
No caso da Odontologia Clínica, a agenda é aberta uma vez por mês e esse dia está informado no formulário! Portanto, apenas neste dia e até o número de vagas disponíveis o formulário fica aberto para respostas!
Se vc precisar de atendimento psicólogo e não conseguiu vaga em nosso serviço listamos alguns serviços para tentar te ajudar aqui!
8 – É preciso encaminhamento para fazer as consultas no Cras?
Não. Todas as especialidades do Cras são por demanda espontânea. Basta fazer o cadastro e agendar sua consulta.
9 – Era aluno de graduação e tinha cadastro no Cras. Hoje sou aluno de pós-graduação, como atualizar meu cadastro?
Você deve fazer um novo cadastro no Cras, com seu novo vínculo.
10 – Posso solicitar mais de uma consulta ao mesmo tempo?
Sim. Dependendo da disponibilidade elas serão agendadas para você no mesmo atendimento. Você receberá email confirmando agendamento das que estiverem disponíveis. O agendamento será feito não necessariamente no mesmo dia (a depender da agenda de cada profissional solicitado).
11 – O que acontece quando eu falto a uma consulta?
Se você é paciente atendido pelo Cras e faz um agendamento, você esta ocupando um horário do profissional. Se você perde a consulta isso impacta a produtividade do profissional que ficou te esperando e retira a vaga de alguém que também precisa daquele atendimento. Portanto, disciplinamos esse assunto por meio da portaria 09/25 e portaria 15/25.
12 – Solicitei agendamento de consulta e não recebi resposta?
Por favor, veja se sua caixa de entrada de email esta cheia ou se não foi para a sua caixa de spam. Lembramos que a depender da demanda a resposta pode demorar até 48 h.
Se não for o caso, pedimos que faça um novo agendamento.
13 – Sou aluno/servidor de um campus do interior e gostaria de agendar uma consulta por teleatendimento?
O teleatendimento foi IMPLEMENTADO em 02/06/25!
As teleconsultas são disponibilizadas apenas para alunos/servidores dos campi do interior que são cadastrados no Cras.
A teleconsulta DEVE ser realizada na sala indicada para isso em cada centro para que possamos garantir a qualidade do atentimento e também para o registro do atendimento (assinatura do mapa de atendimento).
A plataforma de teleatendimento será acessada diretamente pelo link enviado ao telefone informado no agendamento ou aqui!
14 – Sou aluno/servidor da UFPB, mas não sou assistido pela Prape e no formulário de cadastro pede comprovante, o que fazer?
Nossos formulários tem perguntas que são classificadas como de resposta obrigatória e perguntas que não são de resposta obrigatória. Perguntas com asterisco vermelho devem ser respondidas para que se possa passar para a fase seguinte.
No caso da pergunta sobre a assistência recebida da Prape, por alunos, a resposta não é obrigatória, contudo é muito importante que ela seja respondida pelos alunos assistidos pois eles são nosso público-alvo prioritário e serve para que possamos fazer estatísticas do perfil do público atendido e impactam em nosso orçamento.
15 – Onde posso fazer a AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO?
Por favor, façam a AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO dos nossos serviços aqui!
16 – Recebi mensagem de erro ao finalizar o formulário. O que fazer?
Os formulários do google não costumam dar mensagem de erro ao fazer o envio final.
Se ocorreu esse erro com vc tente novamente usando outra máquina (aparelho celular, computador ou laptop), verifique sua conexão e tente fazer usando outro navegador.
17 – Não consigo fazer upload de arquivo no formulário. O que fazer?
Os formulários do google não costumam dar mensagem de erro ao enviar arquivo.
Se vc não conseguiu fazer o upload tente novamente usando outra máquina (aparelho celular, computador ou laptop), verifique sua conexão e tente fazer usando outro navegador.
Caso ainda não consiga, tente alternar o local onde o arquivo se encontra: drive do computador ou celular e nuvem (upload de arquivos na nuvem costuma ser bem sucedido).
18 – Fui usuário do CRAS e preciso do relatório do meu atendimento ou outro documento oficial. Como fazer o pedido formal?
Para solicitar qualquer documento relativo ao seu atendimento no Cras vc pode acessar o SIPAC com a requisição clara do que vc quer e os dados básicos para que possamos localizar e dar a resposta o mais breve possível (nome completo; email e telefone; vínculo: matrícula, curso, centro; qual foi o atendimento: médico, odontológico, psicológico; cópia do seu documento de identidade e outros que julgar necessário pro esclarecimento do pedido).
A entrega dos documentos será realizada em mãos, pessoalmente na recepção do Cras Sede, mediante apresentação de documento de identidade e a assinatura de um termo de recebimento dos documentos solicitados.
Nesse caso o processo será arquivado com o recebido do usuário.
Outro caminho possível é através do FALA.BR, indicando que é uma solicitação de informação para o Cras da UFPB e com a requisição clara do que vc quer e os dados básicos para que possamos localizar e dar a resposta o mais breve possível (nome completo; email e telefone; vínculo: matrícula, curso, centro; qual foi o atendimento: médico, odontológico, psicológico; e outros que julgar necessário pro esclarecimento do pedido).
A entrega dos documentos será realizada através do sistema e a resposta será considerada entregue no momento que for registrada online.
19 – O CRAS-UFPB presta os mesmos serviços sociais do CRAS municipal?
Não. Temos a mesma sigla por coincidência.
O CRAS-UFPB é o Centro de Referência em Atenção à Saúde e representa uma nova concepção no atendimento integrado à saúde. Criado pela Resolução Consuni nº 04/2014, de 28 de fevereiro de 2014, ele está situado no Campus I da UFPB, em João Pessoa, e tem por finalidades: Prestar assistência à saúde aos discentes regularmente matriculados, docentes e técnico administrativos que não recebam saúde suplementar ou sejam usuários do plano de autogestão ASSEFAZ ou GEAP.
O CRAS municipal é o Centro de Referência de Assistência Social, uma unidade pública que atua como a porta de entrada para a política de assistência social no município.
20 – O que é necessário para agendar consulta com oftalmologista?
Neste caso, a consulta é agendada pelo CRAS de forma online e realizada no HULW. Por este motivo é imprescindível que o usuário tenha o Número do Cadastro do HULW.
Se o usuário não tiver esse cadastro, se dirija pessoalmente ao CRAS Clínico – Recepção para solicitar o encaminhamento para o cadastro no HULW.
Após realizar o seu cadastro no HULW, você pode fazer seu agendamento de forma online .
21 – Reagendamento para data mais conveniente para o usuário!
Se você precisa reagendar uma consulta, após ter agendado via online, pode se dirigir ao Cras Sede e procurar a recepção.
Somente dessa forma os atendentes poderão analisar caso a caso e reagendar conforme disponibilidade de agenda (reagendar é exceção).
22 – Ainda não encontrei resposta para minha dúvida!
Se você leu as resposta acima e não resolveu a sua dúvida, nosso email é cras@ufpb.br