Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > MCCHJ > O Acervo
conteúdo

O Acervo

por Marina - MCCHJ publicado 09/06/2021 22h27, última modificação 18/08/2022 18h40

La Colección (ES)

The Collection (ENG)

 

O Acervo Hermano José é um fundo documental bastante diversificado e amplo, com aproximadamente 6.500 itens documentais compondo seus acervos museológico, arquivístico e bibliográfico.

Dentre as tipologias que encontramos, estão: pinturas, gravuras e desenhos tanto de autoria de Hermano José como de outros artistas; esculturas em madeira; esculturas em metais nobres; vitrais; arte sacra; arte popular; fotografias; relógios de algibeira do início do Século XX; relógios de parede; móveis de estilo colonial; moedas antigas; coleção de conchas e fósseis; arquivos sonoros e fonográficos como álbuns, discos e filmes; arquivos históricos do cenário artístico-cultural local, como cartazes de exposição, convites, cartas, jornais; arquivos históricos da gestão cultural na Paraíba, principalmente dos órgãos em que Hermano José trabalhou; cartas pessoais a diferentes interlocutores; entre muitos outros objetos artísticos e naturais que compunham seu acervo pessoal. 

Além dos já citados, seu acervo bibliográfico é composto por cerca de 3000 títulos, circunscritos nas áreas de literaturas paraibana, brasileira e estrangeira, artes visuais, cinema, artes cênicas, cultura e sociedade; e outras humanidades, como filosofia, história, história da arte, psicologia e sexologia, além de enciclopédias históricas e artístico-culturais, catálogos de arte e exposições e dicionários especializados. Neste sentido, configura-se como um acervo especializado em arte, cultura e humanidades, dentre os quais títulos de caráter científico, acadêmico e livros raros.

Tendo passado por processos de conservação nos últimos anos, o MCCHJ iniciou em 2021 o processo de catalogação dos três acervos (museológico, arquivístico e bibliográfico). Para isto, torna-se pioneiro na utilização da plataforma Acervus, plataforma dedicada à catalogação e difusão de acervos históricos, artísticos e culturais, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e em fase de implementação na UFPB. Em breve, o acervo será disponibilizado para acesso e conhecimento amplo de toda comunidade em meios digitais.