Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 101 anos de Hermano José.
conteúdo

Notícias

101 anos de Hermano José.

Dia 15 de Julho é comemorado o aniversário do fundador do MCCHJ.
publicado: 17/07/2023 07h30, última modificação: 17/07/2023 07h35

No último dia 15 foi comemorado o aniversário do nosso querido patrono Hermano José. Chegamos com muita satisfação, ao final do ciclo de celebrações do seu centenário. Se estivesse vivo, Hermano Guedes de Melo (nome de batismo) completaria nesse sábado 101 anos!

Nascido em 15 de julho de 1922, no engenho Baixa Verde, que fica localizado na cidade de Serraria (região do brejo paraibano), Hermano sempre foi um entusiasta das artes, e transitou ao longo de sua trajetória por diversas vertentes. Entre elas a pintura, gravura, poesia, desenho e cenografia teatral.
Dedicou boa parte de sua carreira a ensinar, como professor de artes visuais da UFPB. Foi também um importante ativista ambiental que lutou, entre outras questões, contra a verticalização da cidade de João Pessoa.

Ao final de sua vida, decidiu que todo seu legado deveria se tornar público, e doou o seu acervo pessoal (que conta com obras não só do próprio Hermano, mas de diversos outros artistas, além de inúmeras coleções) junto com sua casa, que servia de moradia e ateliê, para que a Universidade Federal da Paraíba criasse o Museu Casa de Cultura Hermano José.

Hoje o MCCHJ se encontra em pleno funcionamento, como desejava Hermano, e seu legado já está eternizado.

É com muito carinho que todos que fazem parte dessa linda trajetória, celebramos seus 101 anos.

Parabéns Hermano José!