Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Boi do Bessa Chega ao Museu Casa de Cultura Hermano José
conteúdo

Notícias

Boi do Bessa Chega ao Museu Casa de Cultura Hermano José

publicado: 22/03/2023 18h02, última modificação: 22/03/2023 18h02

O Museu Casa de Cultura Hermano José inaugurou no dia seis de março a exposição Boi do Bessa. A exibição traz os estandartes que foram às ruas com o bloco desde o ano de 1995 até 2020. 

                             

            O Bloco é uma iniciativa do artista plástico Clóvis Júnior e de sua esposa, Cassandra Figueiredo. Eles queriam iniciar um movimento cultural que pudesse incentivar o surgimento de outros movimentos de cultura popular, e claro, unir os moradores do bairro através da folia. 

 

Boi do bessaFundado em 1994, o bloco sai às ruas anualmente, chegando a atrair mais de 15 mil foliões. O símbolo, o boi com chifres em forma de caju, é uma alusão tanto à cultura popular, representando o Bumba meu Boi, quanto ao próprio bairro, com os cajus que remetem aos cajueiros que existiam na região e perderam espaço para as construções. 

 

            A exposição conta um pouco da história da festa através dos estandartes produzidos por Clóvis que acompanharam o bloco ao longo dos carnavais até o ano de 2020, quando foi realizada a última edição antes da pandemia. Esse ano o desfile foi realizado no dia 18 de fevereiro. A mostra também traz o próprio Boi do Bessa, que chama a atenção dos visitantes com seus chifres em forma de cajus. 

 

A atração permanece no MCCHJ até o final do mês de abril e está aberta ao público de segunda a sexta feira, das 8h às 16h.