Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Exposição Memórias (In)tangíveis entra em cartaz no MCCHJ.

Exposição Memórias (In)tangíveis entra em cartaz no MCCHJ.

A mostra reúne diversos artistas e pode ser conferida gratuitamente a partir do dia 26/07/2023.
publicado: 25/07/2023 14h52, última modificação: 25/07/2023 14h52

PPGAV UFPB/UFPE mostra Memórias (In)Tangíveis no MCCHJ

O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ) e o Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco (PPGAV UFPB-UFPE), apresentam a exposição coletiva e o lançamento do livro MEMÓRIAS (IN)TANGÍVEIS, sob curadoria de Robson Xavier.

Com lançamento do livro e abertura na quarta-feira 26/07/2023 às 16h, a exposição fica aberta ao público até 26/10/2023. Serão expostos trabalhos de 14 artistas/investigadores/as ligados ao campo de pesquisa em artes visuais.

A exposição apresenta um recorte curatorial de alguns trabalhos, com técnicas e dimensões variadas, produzidos em 2023 durante o primeiro semestre do Mestrado em Artes Visuais pelos/as artistas/estudantes Adriana Matte, Adriano Araújo, Alena Sá, Eduardo Oliveira, Luanna Rodrigues, Mari Lira, Max Fernandes, MylHause, Neto Pontes, em diálogo com trabalhos dos artistas convidados/as, José Rufino, Petrônio Bendito, Cris Peres e Leandro Garcia, tendo como ponto comum a relação com as memórias afetivas.

O E-book MEMÓRIAS (IN)TANGÍVEIS consiste em uma coletânea de artigos, publicada pela Editora do CCTA UFPB em dois volumes, os textos e as imagens foram desenvolvidos como atividade final de uma das disciplinas do Mestrado em Artes Visuais, ministrada pela Drª. Profª Maria Betânia e Silva (UFPE) e pelo Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB), durante a Pandemia do Covid 19, na qual a relação ‘memórias e imagens’ foi o eixo central, os dispositivos de memórias foram ativados e analisados a partir dos processos de criação dos artistas/autores/as.

Memorias intangiveisParticiparam também desta produção artistas/investigadores convidados para rodas de conversas durante a disciplina, tais como José Rufino, Petrônio Bendito, entre outros/as, que relataram suas experiências no processo criativo a partir das memórias individuais ou coletivas. Ao tomar contato com as produções artísticas dos/as convidados/as os artistas/mestrandos desenvolveram projetos pessoais e autorais que serviram de disparadores de memórias afetivas.

Convidamos você para mergulhar conosco em uma viagem pelo universo (in)tangível das memórias afetivas, iniciada na leitura do livro MEMÓRIAS (IN)TANGÍVEIS, disponível no site da Editora do CCTA UFPB e do contato com as obras expostas na sala expositiva do MCCHJ, diante do mar do Bessa, no espaço marcado pelas memórias de vida do artista Hermano José.