Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > MCCHJ Comemora o Dia da Poesia Formando os Poetas do Futuro.

MCCHJ Comemora o Dia da Poesia Formando os Poetas do Futuro.

publicado: 09/11/2022 16h17, última modificação: 09/11/2022 16h18

O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), realizou na tarde do último dia do mês de outubro, uma oficina de iniciação à literatura de cordel com crianças do Colégio Primeiro Mundo. A oficina foi ministrada pela poetisa Silvinha França, e atendeu crianças de diversas idades.

O evento foi uma homenagem ao dia nacional da poesia, comemorado desde 2015 no dia 31 de outubro, data de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. Silvinha França comentou sobre o objetivo da iniciativa:

“Trabalho geralmente com público de uma faixa etária maior, então é inédito também para mim interagir com esse público infantil hoje. Eu espero que as crianças saiam daqui compreendendo um pouco mais do universo cordeliano, sobre a literatura de cordel que é tão bela, é tão nossa, tão rica e a gente ainda valoriza muito pouco. A gente começar em um museu falando de literatura de cordel para os pequenos já na fase inicial da escola é fundamental. Espero que eles saiam daqui assimilando um pouco do que é o cordel, de como se construir um cordel, e quem sabe futuramente teremos aí, poetas, já que hoje é o dia nacional da poesia. Quem sabe até cordelistas também!”

A artista também aproveitou para autografar livros de sua autoria comprados pelas crianças.

Após o workshop, o museu recebeu os pais dos alunos para visitarem uma pequena exposição de poesias, escritas por eles na escola. O trabalho realizado pela instituição, foi direcionado para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Animados e orgulhosos, os pais parabenizaram os filhos, tiraram fotos e ainda visitaram as exposições do MCCHJ. A diretora do Colégio, Aldimar Wanderley, explica que a iniciativa tem a ver com apresentar a poesia para as crianças de uma forma mais direta:

“Hoje é dia da poesia e o Colégio Primeiro Mundo teve a ideia de trazer as crianças para o museu, e aqui eles participaram de uma oficina junto com a poetisa Silvinha França. Nossa ideia é trazer para eles como se faz, como se cria uma poesia. A gente trabalha isso desde pequenininhos na escola e aqui eles têm a oportunidade de um contato direto com uma autora.”

É importante observar a participação do Museu Casa de Cultura Hermano José como um ambiente educacional onde não só as crianças podem aprender sobre cultura, mas também ter contato com diversos tipos de artes, e se inspirar através delas.