Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > MCCHJ realiza ações de conscientização ambiental na semana da natureza.

MCCHJ realiza ações de conscientização ambiental na semana da natureza.

As atividades aconteceram na praia do Jardim Oceania, em frente ao Museu, numa parceria com o Projeto Mares Sem Plástico.
publicado: 05/10/2022 16h16, última modificação: 05/10/2022 16h31

No dia quatro de outubro é celebrado o dia mundial da natureza, uma data importante para a
reflexão das ações humanas em relação ao meio ambiente, que foi uma causa amplamente defendida por Hermano José.

Para a ocasião, o Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), que fica localizado na beira mar da praia do Jardim Oceania, realizou uma ação educativa em parceria com os voluntários do Projeto Mares Sem Plástico, vinculado a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para conscientizar crianças da importância de se preservar o meio ambiente.

Foi realizada a oficina educacional criativa e de sensibilização ambiental “Guardiões do Mar”, que é coordenada pela Drª Cláudia de Oliveira Cunha, professora da UFPB. A atividade foi destinada aos estudantes da escola municipal Frei Albino, que fica no bairro do Bessa, e buscou aproveitar esse contato com a praia, para ensinar de maneira descontraída a necessidade de preservarmos o ambiente ao nosso redor, o uso mais consciente de produtos descartáveis e fabricados com material plástico, e a importância da reciclagem no processo de preservação ambiental.

Segundo a professora Cláudia: “Inserir a cultura da ciência oceânica nos anos iniciais de uma criança é fundamental para um oceano limpo e saudável. A oficina Guardiões do Mar traz o protagonismo para as crianças através de ferramentas didático-pedagógicas despertando o papel de guardião em combate ao lixo no mar”.

Antes da oficina, os alunos puderam conhecer todo o acervo do Museu, através de uma visitação guiada direcionada especialmente para a faixa etária infantil. Essas atividades de integração da cultura com outras pautas, não só artísticas, mas também ambientais, buscam sempre manter acesa a eterna vontade de Hermano José de movimentar e valorizar esses temas no estado da Paraíba.

Jardim do MCCHJ recebe novas espécies de plantas.

No mesmo dia, também foi realizado no jardim externo do MCCHJ, o plantio de novas mudas. A iniciativa foi promovida pelos estudantes de artes visuais Gabriel Costa e Vitória Formighieri, que também é bolsista de um dos projetos de extensão do Museu, e pelo Mestre em ciências biologicas pela UFPB, Gilbran Oliveira.

Nas palavras de Vitória: “A iniciativa de plantar no Museu Casa de Cultura Hermano José parte da ideia de integração da filosofia do próprio Hermano. Lidando com o caráter ambientalista do artista, se faz altamente perceptível o impacto dessa ação na obra dele. O contato com a terra, com o ser vivo e com o compromisso de cuidar de uma vida, é imensamente importante na construção psíquica de um ser pensante, e por isso, propomos por meio desta ação passar isso a frente”.

Foram plantadas mudas de espécies como brasileirinhas, colônias, espadas de São Jorge mirim, roseiras e rabo de galo. As mudas foram disponibilizadas pelo viveiro da UFPB. A ação visou destacar a importância da aprendizagem no contato com a terra para a preservação e renovação da flora local.