Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), completa dois meses de sua reabertura

publicado: 02/09/2022 13h34, última modificação: 02/09/2022 13h34

O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), completou no dia primeiro de setembro dois meses de sua reabertura, realizada pela Universidade Federal da Paraíba. Com uma programação regular de exposições e visitas guiadas, o equipamento universitário presta serviços importantes para o fortalecimento do campo cultural no estado, e para a difusão do legado do artista Hermano José.

Fruto da doação realizada à UFPB em 2015 pelo artista, o MCCHJ passou por uma série de adequações em seu espaço físico desde a sua inauguração em 2017, funcionando sem a presença do público. Neste ano, após um investimento de R$:205.029,00 (duzentos e cinco mil e vinte e nove reais) realizado pela Reitoria, o equipamento cultural reabriu para visitação pública no dia primeiro de julho, abrigando em seu interior sete espaços destinados a exposições de curta e longa duração, além de uma biblioteca especializada em artes e cultura.Foto2-Corpo.jpg

Nesses dois meses de funcionamento o MCCHJ abrigou duas exposições temporárias, e participou como colaborador da “I Bienal Latino Americana de Arte Postal”, integrando a programação com exposições, oficinas de arte correio e lançamento do livro “BAM! Arte postal”, de autoria de Falves Silva. A Bienal homenageou o nosso patrono Hermano José na ocasião do seu centenário.

No dia dez de setembro, o MCCHJ receberá o Troféu Caju, premiação que faz parte das atividades do aniversário do bairro do Bessa, evento que também homenageia o artista Hermano José, que foi um dos primeiros moradores daquela região, e precursor da luta pela proteção da orla marítima pessoense.

Segundo a coordenadora do MCCHJ, a jornalista Gabriela Luna, a comunidade pode esperar cada vez mais ações no museu: “O Museu Casa de Cultura Hermano José vive uma nova fase, abrimos as portas e está na hora de darmos vida e voz a este lugar. O MCCHJ deve ser um espaço de reflexão e fomento as produções artístico culturais, sem perder de vista o propósito de estarmos cada vez mais próximos da nossa comunidade.”

O museu está situado na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, Nº 805 – Jardim Oceania, João Pessoa – PB. As visitações são gratuitas e acontecem de segunda a sexta feira, das 08h às 16h. Grupos escolares podem solicitar visitação guiada através do link: https://www.ufpb.br/mcchj/contents/menu/comunica/formulario

Para mais informações sigam o instagram: @museucasahermanojose