Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Prorrogadas as submissões para o II Seminário Arte e Políticas Culturais
conteúdo

Notícias

Prorrogadas as submissões para o II Seminário Arte e Políticas Culturais

publicado: 24/11/2021 20h33, última modificação: 24/11/2021 20h39

A comissão organizadora do II Seminário Arte e Políticas Culturais decidiu prorrogar a submissão de trabalhos e inscrições devido a pedido de participantes como forma de melhor atender as demandas das produções científicas em elaboração. Com isso, o novo prazo estende-se até o dia 10/01/2022. As inscrições seguem abertas para diferentes categorias de participação e podem ser feitas pela plataforma Doity (https://doity.com.br/arteepoliticasculturais), onde também é possível conferir a programação completa. 

Os participantes poderão se inscrever para o Simpósio acadêmico dentro dos três Grupos de Trabalho ofertados, sendo eles o GT 1 – Arte moderna e arte contemporânea no Brasil: Um olhar decolonial, com coordenação do Dr. Robson Xavier (UFPB) e da Drª. Maria Helena Magalhães (DAV/UFPB), o GT 2 “Gestão cultural contemporânea”, sob coordenação do Dr. Paulo Duarte (UFG) e Dr. Marco Antônio Acco (UFPB), e, por fim, GT3 Museus, curadorias, acervos e exposições, coordenado pela Dr.ª Sabrina Melo (UFPB) e Ma. Graciele Siqueira (MAUC-UFC). Serão aceitos artigos e relatos de experiência contendo reflexões críticas, análises teóricas e estudos de casos. 

O II Seminário Arte e Políticas Culturais é um evento que visa debater os atuais desafios do campo das artes e da cultura no Brasil, trazendo especialistas de referência para a sua programação. O evento ocorrerá de forma virtual, entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2022, contando com conferências, mesa-redonda, simpósio acadêmico e programação cultural.

Trazendo como tema “Encruzilhadas: desafios contemporâneos da arte no Brasil”, abordando importantes reflexões sobre o contexto atual da arte brasileira, serão tratados temas como acesso a museus e instituições culturais, relações entre arte e tecnologia e a produção artística indígena contemporânea com viés decolonial. O evento contará com as participações de Mário Chagas (RJ), diretor do Museu da República, Laymert Garcia dos Santos (SP), pesquisador da Unicamp, e os artistas indígenas Denilson Baniwa (AM) e Narubia Werreria (GO).

O evento contará ainda com a visitação presencial à I Bienal Latinoamericana de Arte Postal da Parahyba, na Galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. A visita terá mediação do curador e artista visual, Ricardo Peixoto. A Bienal trará à João Pessoa artistas latino-americanos de vários países, numa ação inédita realizada pela Ensaio Brasil. 

A realização do evento é feita pelo Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), Observatório de Políticas Culturais da Paraíba (ObservaCult) e o Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFPB/UFPE), todos setores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento conta com o apoio do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA/UFPB) e da Pró-reitoria de Extensão (PROEX/UFPB).