Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB recebe pianista italiana Cinzia Bartoli

UFPB recebe pianista italiana Cinzia Bartoli

publicado: 16/08/2022 13h37, última modificação: 16/08/2022 13h37
Evento tem apoio do Instituto italiano de Cultura de São Paulo

Foto: Musicarte XXI

A renomada pianista italiana Cinzia Bartoli, concertista internacional e docente do Conservatório de Gênova, é a convidada especial do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na retomada da Série Concertos Internacionais-PPGM. A pianista apresenta um recital pianístico na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, da UFPB, na terça-feira, dia 23 de agosto, às 20h, com entrada franca e acesso aberto à toda a comunidade.

No programa, obras de Fréderic Chopin (duas Mazurcas, Fantasia Improviso e o Scherzo Op. 31), além do compositor francês Maurice Ravel (Jeux d’eau e Gaspar de la nuit). O repertório do compositor Maurice Ravel faz parte de um projeto de lançamento de um CD com a obra integral para piano do compositor francês, que será distribuído nos próximos meses pelo selo Centaur dos Estados Unidos.

O evento tem o apoio do Instituto italiano de Cultura de São Paulo. Além do concerto de piano, a Profa. Cinzia Bartoli ministrará uma masterclass para discentes da área de piano da UFPB, que acontece na segunda-feira, dia 22, às 14h, na própria Sala de Concertos Radegundis Feitosa da UFPB.

A vinda da pianista Cinzia Bartoli ao Brasil tem apoio da representação diplomática da Itália no Brasil, através do Istituto di Cultura Italiana di San Paolo e do Consulado italiano em Recife, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), ADUFPB e da Fundação Cultural de João Pessoa-Funjope. Este mesmo Concerto será apresentado na quarta-feira, em Recife, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, às 19h30.

Cinzia Bartoli é pianista italiana graduada com nota máxima no Conservatório Niccolò Paganini de Gênova. Posteriormente, obteve o cobiçado Diplome Superieur d'enseignement na Ecole Normale de Musique "Alfred Cortot" em Paris sob a orientação de Jean Micault. Participou dos cursos de especialização de Paul Badura-Skoda e S. Askenase na Academia de Música Ottorino Respighi de Assis. Entre 1986 e 1990 também estudou com a Sra. Ilonka Deckers em Milão.

As suas turnês internacionais a levaram a se apresentar em 24 países: Suíça, Alemanha, França, Hungria, Romênia, Polônia, Grécia, Albânia, Bélgica, Espanha, Portugal, Sérvia, Montenegro, Croácia, EUA, Canadá, Japão, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Austrália, China e, mais recentemente, na Coreia do Sul.

Cinzia Bartoli desenvolve intensa atividade como solista de orquestras e camerista, sendo permanentemente convidada à Romênia para concertos com a Orquestra de Cluj-Napoca, Satu-Mare, Craiova e Bacau.

Cinzia Bartoli realizou inúmeras gravações para RAI (Rádio e Televisão Italiana), como também para a Telemontecarlo, com programas solo. Foi professora de piano nos Conservatórios de Parma e La Spezia. É regularmente convidada para atuar como membro do júri em importantes concursos nacionais e internacionais de alta performance musical. Durante uma das turnês na Alemanha, foi definida pela crítica como uma "extraordinária intérprete de Ravel" (Rhein-Neckar, Heidelberg). E recentemente executou a integral da obra para piano solo de Maurice Ravel em Paris no Teatro de l'Isle St. Louis. Repertório que será lançado pelo Selo Centaur, dos EUA.

Além de sua atuação pianística, Cinzia Bartoli é fundadora e Presidente da Associação de Música "DIONISO" de Savona, que tem organizado temporadas completas de concertos, já em sua de trigésima primeira edição, e que entrou nas fileiras dos eventos musicais internacionais mais seguidos e importantes de seu país. Em 2017, foi distinguida com o "Prêmio de Excelência Feminina" pela Secção Fidapa de Albenga (Savona).

Reportagem: Aline Lins
Foto: Musicarte XXI