Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 4º Workshop Internacional sobre Dielétricos Avançados e Aplicações será realizado na UFPB

publicado: 11/10/2023 16h36, última modificação: 11/10/2023 16h38
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de novembro

Auditório do Centro de Tecnologia (CT). Foto: Angélica Gouveia

O 4º Workshop Internacional sobre Dielétricos Avançados e Aplicações (IWADA) será realizado em João Pessoa, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos dias 5 e 6 de dezembro.

O Workshop surgiu de uma parceria entre a USP de São Carlos, a UFPB e a Universidade de Postdam, da Alemanha, e acontece desde 2016, por meio do projeto CAPES/DAAD, que financia acordos bilaterais entre Brasil e Alemanha.

Para se inscrever, basta preencher o formulário no site https://iwada2023.ci.ufpb.br/registration/. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de novembro, mas há um limite de 200 lugares disponíveis.

O Workshop é dedicado à discussão e pesquisa intensiva na área de dielétricos avançados, aplicações de sensores, robótica, energia alternativa e pesquisas relacionadas. Os temas a serem discutidos serão: Materiais Avançados e Multifuncionais; Aplicações de Sensores; Robótica; Energia Alternativa; e Cidades Inteligentes.

Dielétricos são materiais isolantes que não conduzem eletricidade. Uma característica desses materiais é o aprisionamento de cargas elétricas. Esse efeito tem ampla aplicação na área de sensores e, mais recentemente, na área de materiais capazes de produzir energia. Como os sensores são amplamente utilizados na robótica e em aplicações de cidades inteligentes, o tema do evento esse ano decidiu se estender para essa área.

O principal objetivo do evento é a divulgação científica entre pesquisadores, buscando trazer inovações para toda a comunidade acadêmica vinculada ao tema. Para conferir os convidados que irão ministrar palestras, os interessados podem acessar a programação no site.

Os participantes podem publicar seus trabalhos nos anais do Workshop até o dia 30 de novembro. Eles serão encaminhados para a revisão e, se aceitos, publicados nos anais do evento. Os trabalhos submetidos não devem ultrapassar 3 a 4 páginas e devem estar alinhados ao conteúdo do Workshop.

Aos alunos de graduação que participarem será conferido um certificado de participação, assim como àqueles que apresentarem trabalhos.

Os interessados podem obter mais informações no site.

Texto: Leonardo Alcântara
Edição: Aline Lins