Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertas inscrições de seleção para ingresso de alunos, na UFPB, por transferência voluntária

publicado: 21/06/2023 16h13, última modificação: 21/06/2023 16h13
Podem se inscrever estudantes de graduação de outras instituições de ensino superior, públicas ou particulares

Foto: standret/Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Transferência Voluntária (PSTV) com 453 vagas para ingresso em cursos presenciais de graduação de 05 áreas do conhecimento, distribuídos entre os campi de João Pessoa, Litoral Norte (Rio Tinto e Mamanguape), Areia e Bananeiras. O período de inscrições já está aberto e segue até 27 de junho.

Este formato de ingresso destina-se a selecionar alunos com vínculo ativo em cursos de graduação presenciais de outras Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, para preenchimento de vagas nos cursos de graduação presenciais da UFPB. As vagas ofertadas são para ingresso no período 2023.1 que se inicia em julho.

Os interessados devem verificar se atendem aos requisitos do edital, como estar regularmente matriculado em curso de graduação de outra instituição de ensino superior brasileira idêntico ao curso que deseja estudar na UFPB; ter cursado no mínimo 25% da carga horária total do curso em que está matriculado; não ter integralizado mais de 50% da carga horária do curso onde está vinculado; apresentar histórico acadêmico; ter realizado ao menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos últimos três anos com média superior a 400 pontos, dentre outros.

O número de vagas disponíveis por curso e por campus da UFPB pode ser conferido no Anexo I do edital. Os candidatos devem estar atentos pois existem cursos que são ofertados por mais de um campus, como é o curso de Pedagogia que, neste edital, oferta vagas nos campi Bananeiras, João Pessoa e Litoral Norte. Assim, os candidatos devem sinalizar no ato da inscrição o campus para o qual deseja pleitear uma das vagas.

Para se inscrever os interessados devem acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), preencher o formulário, e anexar a documentação pedida pelo edital em formato pdf, incluindo uma declaração da instituição de origem conforme modelo que consta nos anexos do edital. No mesmo sistema, na área do candidato, é possível emitir a Guia de Recolhimento da União, no valor de R$85,93, para pagamento da taxa de inscrição que deve ser efetuado até 28 de junho.

A solicitação de isenção da taxa de inscrição pode ser realizada também no Sigaa, até 21 de junho. Podem solicitar isenção candidatos com hipossuficiência de recursos financeiros e doadores de medula óssea que já tenham efetuado doação, conforme detalhado no edital.

A classificação dos candidatos inscritos será realizada por média aritmética considerando os critérios de maior média no ENEM e coeficiente de rendimento acadêmico. Para os candidatos a uma das 07 vagas destinadas ao Bacharelado e Licenciatura em Música, também será considerada na média aritmética a nota da prova prática de música.

No edital são ofertadas cinco vagas para o Bacharelado em Música e duas vagas para a Licenciatura para as quais haverá prova prática prevista para o dia 17 de junho, conforme especificações do edital. Para estes candidatos serão exigidos três exames da prova de conhecimento específico em música.

A relação das inscrições deferidas será publicada em 17 de julho no site da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), o resultado preliminar está previsto para 20 de julho. De acordo com o edital, não haverá lista de espera, o preenchimento de vagas se dará apenas pelos candidatos classificados e as vagas que não forem preenchidas serão utilizadas nos próximos processos seletivos.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins