Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertas inscrições para ENID e ENEX da UFPB

Abertas inscrições para ENID e ENEX da UFPB

publicado: 04/10/2022 17h34, última modificação: 04/10/2022 19h07
Eventos farão parte da 10ª edição do Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade

Estão abertas as inscrições para o 23º Encontro de Extensão (Enex) e para o 24º Encontro de Iniciação à Docência (Enid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os dois eventos serão realizados como parte da programação do 10º Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB, que inclui ainda um terceiro evento, que é o Encontro de Iniciação Científica (Enic)

O Encontro Unificado 2022 terá como tema o Bicentenário da Independência - 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Será aberto no próximo dia 17 de outubro, às 9h, no auditório da Reitoria, no campus I, com palestra do professor e pesquisador Roberto Germano, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB).

No campus I, em João Pessoa, a 10ª edição do Encontro Unificado terá lugar de 17 a 21 de outubro. Para o campus IV (Mamanguape e Rio Tinto), a realização será nos dias 7 e 8 de novembro, em Mamanguape. Já para os campi II (Areia) e III (Bananeiras), o encontro será realizado em Bananeiras, de 9 a 11 de novembro.

Submissões de resumos – No caso do edital do Enex, publicado pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (Proex/UFPB), o período de submissão dos resumos dos artigos desenvolvidos pelos extensionistas segue até o dia 13 de outubro, para o campus I (João Pessoa). Para os demais campi, as submissões devem ser realizadas de 10 a 24 de outubro.

A submissão do resumo é obrigatória para os extensionistas da modalidade “projeto” dos editais Fluex 2022; UFPB no seu Município 2022; Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras 2022; Apoio à criação e ao desenvolvimento de Empresas Juniores da UFPB 2022; Projeto Cursinho Pré-universitário Pré-Enem da UFPB - ação continuada 2022 campus III 2022; Cursinho Pré-Enem do CCA 2022; Projetos das Assessorias de Extensão 2022; Probex 2022-2023 e Probex TEC ETS 2022-2023.

Com exceção dos dois editais Probex citados acima, a apresentação do projeto é obrigatória, na   modalidade   tertúlia, atividade que será realizada de forma    presencial. Para os editais Probex, é possível submeter vídeo (atividade assíncrona) para apresentar o projeto. As normas para a submissão dos resumos e dos vídeos, o cronograma geral do evento e demais informações estão disponíveis no edital publicado pela Pró-reitoria de Extensão.

Já no caso do edital do Enid, é obrigatória a participação dos estudantes de todos os campi na submissão e apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos programas de Monitoria, Apoio às Licenciaturas (Prolicen), de Tutoria de Apoio às Disciplinas Básicas (ProTut) e de Educação Tutorial (Pet).

Para o campus I, ainda estão abertas, até 16 de outubro, as inscrições para participar do evento como ouvinte. Para os campi II, III e IV, as inscrições para submissão de resumos, para equipe organizadora, para discentes voluntários e avaliadores seguem abertas, conforme cronograma estabelecido no edital do Encontro. As orientações sobre a submissão dos resumos e demais informações sobre o Enid estão publicadas na página da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

Encontro unificado terá apresentação de cerca de 4 mil projetos

A 10ª edição do Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai reunir três eventos: o Enid, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), o Enex, realizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), e o Encontro de Iniciação Científica (Enic), da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq).

Com apresentação de resultados de aproximadamente quatro mil projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na UFPB, o objetivo do Encontro Unificado é o compartilhamento de experiências e conhecimento científico entre os participantes. A expectativa, segundo a Pró-reitora de Graduação (PRG), Profa. Silvana Maciel, é de que o evento reúna cerca de 20 mil participantes, entre estudantes bolsistas, voluntários e de escolas do ensino técnico e tecnológico, além de docentes, técnicos administrativos da Universidade e pesquisadores convidados.

Além da apresentação dos discentes envolvidos nos projetos, a programação incluirá palestras e minicursos. Ainda de acordo com a Profa. Silvana Maciel, as atividades de sala de aula serão convertidas em participação no Encontro, resultando na compensação da carga horária das aulas para os estudantes que comparecerem às atividades do evento, previsto no calendário acadêmico da UFPB.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins